Amadorismo da Conmebol segue prejudicando o Palmeiras

O amadorismo da Conmebol, ainda por conta dos incidentes ocorridos em Montevideo, segue prejudicando o Palmeiras. O clube segue sem poder vender os ingressos para a partida contra o Atlético Tucumán, que acontece dentro de oito dias, no Allianz Parque, porque a entidade demora a divulgar as eventuais punições aos clubes, a serem definidas por seu Comitê Disciplinar. A diretoria trabalha com a hipótese de não poder haver torcida nesse jogo.

Troféu LibertadoresNormalmente, o Palmeiras começa a vender os ingressos com dez dias de antecedência, o que dilui um pouco o tráfego já caótico sistema de venda de ingressos pela Internet. Saber com antecedência se haverá uma partida (e se ela acontecerá com público ou não) é importante também para que toda a logística do evento seja feita sem atropelos pelo Palmeiras. A previsão otimista para que o parecer da Conmebol seja divulgado é sexta-feira.

O Estatuto do Torcedor determina que as vendas sejam iniciadas em, no máximo, 72 horas antes do início da partida – o que significa, na prática, 21h45 de domingo. Caso tenhamos o parecer até sexta-feira e o Palmeiras seja absolvido, a toda a operação poderá ser iniciada, com prazo bem mais curto que o habitual. Já será um problema.

Mas o problema será grande mesmo se não tivermos a definição até sexta-feira. Esperar que alguém mova uma palha para que o parecer saia no fim-de-semana é o mesmo que acreditar no coelho da Páscoa. Neste caso, a definição acontecerá só na segunda-feira e prazo legal para início das vendas não poderá ser cumprido, a não ser que o Palmeiras assuma o risco da operação por sua própria conta e risco.

Neste último caso, temos três hipóteses:
a) Palmeiras é absolvido e tudo se resolve, com muita correria; ou
b) Palmeiras é condenado, mas poderá cumprir a punição em outra partida, tudo se resolve com muita correria mas o time não poderá contar com a torcida no jogo seguinte, muito mais importante; ou
c) Palmeiras é condenado, precisará cumprir contra o Tucumán, e vai ter que arcar com todo o processo de devolução de dinheiro e com todas as complicações de uma operação dessa natureza.

Diante do risco de acontecer as duas últimas alternativas, o bom senso indica que, a não ser que tenhamos a definição até sexta, o Palmeiras deve recolher as vendas e jogar com os portões fechados, acarretando num enorme prejuízo financeiro. Mesmo que o parecer posterior seja de absolvição do clube.

A várzea é mais organizada

O incidente aconteceu há 20 dias. Os dados estão claríssimos e a Conmebol tem todos os elementos para emitir seu parecer. A entidade tem a obrigação de organizar decentemente os campeonatos que promove e deixar para definir se um jogo terá público ou não a menos de 72 horas de seu início é algo que não acontece nem na várzea.

Nossos jogos são operações que movimentam alguns milhões de reais e o Palmeiras precisa que as entidades que organizam os campeonatos – e que faturam alto por terem clubes tão importantes os disputando – desempenhem suas funções de forma compatível com esses valores. Essa demora é injustificável e inaceitável; as implicações podem significar prejuízo enorme. O Palmeiras pode faturar num jogo de Libertadores, limpos, quase 2 milhões de reais.

Perguntas pertinentes

  1. Por que será que a Conmebol demora tanto para divulgar um parecer aparentemente simples de ser definido? Quais são os interesses envolvidos e quantas ligações telefônicas estão nesse processo?
  2. Por que a CBF ainda não fez nada para defender um de seus mais importantes afiliados neste episódio, que já custou uma absurda punição de seis jogos a Felipe Melo e ainda pode custar muito mais, técnica e financeiramente?
  3. Por falar em venda de ingressos, quando é que a Futebol Card vai implementar um sistema que realmente funcione e seja capaz de estabelecer uma fila racional e justa para carregar os cartões de acesso?

44 comentários em “Amadorismo da Conmebol segue prejudicando o Palmeiras

  1. Em primeiro lugar não é Amadorismo da Conmebol, infelizmente é coisa muito pior .
    Segundo ….. jogar com portões fechados nem deveria passar pela cabeça da nossa diretoria, o Palmeiras deveria seguir normalmente o seu procedimento de venda de ingressos para o jogo contra o Tucumã, este tipo de punição seria mais um absurdo e ainda muito pior que a punição do FM .
    Se vier a tal punição, devolve-se a grana dos ingressos e manda esta Conmebol pra PQP levando o caso para a FIFA.
    A Copa Kaiser dá de 10×0 neste lixo .
    Infelizmente temos que dar satisfação ao nosso patrocinador, mas se fosse de comum acordo abandonaria esta várzea .

  2. Título mais do que apropriado! Aliás, sei que vou causar controversa, mas dependendo da punição que será imposta ao clube, sou favorável a desistência da competição.

  3. O melhor a se fazer é continuar jogando esta competição como o Palmeiras sempre fez, roemos o osso por longas décadas contra times mais fortes e agora que temos um time capaz de vencer não só este ano, mas que poderá vencer a Libertadores nos próximos anos também, ainda mais com esta facilidade de 6 vagas no campeonato BR, não podemos dar de mão beijada para urubus, sardinhas, galos ,galinhas, raposas e outros bichos mais, porque eles vão rir da nossa cara, não tem muito o que fazer, esquece este negócio de torneio paralelo contra mexicanos, americanos que não vai funcionar, eles já tem a competição deles que leva pro mundial de clubes.

  4. Será que é muito difícil dos caras criarem uma liga Sul Americana?

    Ano passado não existia essa conversa?

    Parece que até rolou algumas reuniões……..

  5. Se a Conmebol admite que foram seus agentes que fecharam os portões de acesso aos vestiários, então estão assumindo boa parte da culpa de tudo o que aconteceu e consequentemente, não podem impor nenhuma pena ao Palmeiras, mas nem por um segundo consigo acreditar que isso vai acontecer.

  6. Libertadores é um torneio importante? É. Tão importante que vale a pena ser ultrajado da maneira que essa corja da Conmebol faz com os times brasileiros? Na boa, como palmeirense acho que seria lindo o clube emitir uma nota oficial mandando a Conmebol ir pra puta que pariu e dizendo que não participa de torneio de várzea, seria notícia mundial a vergonha que o verdão faria a Conmebol passar e como torcedor me sentiria tão orgulhoso como se tivessemos ganho um título.

    1. Ok………

      Só acho que o Palmeiras deveria sair se todos os outros brasileiros saíssem também……

      E para não mais voltar, todos os clubes!!!

      Só o Palmeiras querer dar uma de herói???

      Acho que não seria bom negócio……….

  7. A minha pergunta é:

    Se a briga fosse com o Flamengo, existiria essa punição???

    Será que não existe interesse da Globo, por exemplo, nessa punição ao Palmeiras???

    Ou vcs acham que a RGT não tem poder sobre a Comembol???

    Afinal, é ela que paga……..

  8. Por mim ganha essa p**** esse ano e não joga mais. Em termos de grana, a Copa do Brasil vai pagar para o campeão muito mais do a libertadores a partir do ano que vem.
    Se a direção tomar essa decisão deixando bem claros os motivos, tenho certeza de que a torcida apoiará.

  9. A Libertadores está cada vez menor. Hoje vive só da tradição, porque o nível dos clubes sul americanos é cada vez pior (até times médios do Brasil (ex Botafogo) conseguem performar bem nos seus grupos). Organização é um verdadeiro lixo e não é uma gestão transparente. Uma pena. Conmenbol tá muito atrasada. Parece um órgão público.

    1. Discordo que a Libertadores está cada vez menor, os clubes brasileiros estão se profissionalizando (Palmeiras, Chape, galo e urubus) e os clubes argentinos, uruguaios e paraguaios de muita tradição estão ficando para trás no quesito profissional (salvo alguns clubes que já começaram a se reestruturar como Cerro Porteño, Estudiantes de La Plata e o Nacional-URU), vamos ter que nos acostumar a ver clubes de menor camisa da Argentina, Uruguai e Paraguai (Tucumán, Lanús e Guaraní) e equipes de mais tradição da Colômbia, Chile Bolívia e Equador (Atlético Nacional, Santa Fé, Universidad Católica, Deportes Iquique, The Strongest, Barcelona e Emelec) disputando a Libertadores por incompetência dos gestores dos próprios clubes, a Conmebol por mais atrasada que seja, e mesmo ainda no século XXI continua beneficiando seus queridinhos, está “tentando” se mostrar mais profissional para valorizar mais a competição visando mais dinheiro, inclusive neste ano já vai pagar muito mais para o campeão e para quem conseguir passar para as próximas fases da competição. Nós sulamericanos devemos por obrigação valorizar a competição, pois daqui um tempo vão começar a dizer que o nível é muito baixo e não vale de nada.

  10. Respostas as perguntas pertinentes do Verdazzo.

    1. Esperando propina.
    2. Esperando propina.
    3. Acho que vai demorar meio século.

    Grato pela atenção.

  11. Talvez seja um momento para uma reflexão sobre como lidam com o Palmeiras nos tribunais esportivos. Ano passado em uma briga que foi planejada pela torcida adversária, (mas que a imprensa fez de tudo, inclusive escondeu imagens, para levantar a tese que foi começada pela nossa torcida) que foi com mando do time adversário e que claramente o trabalho de segurança foi mal feito, houve apenas danos para o Palmeiras. Enquanto uns anos atrás a torcida do GAM matou uma criança dentro do estádio e não aconteceu praticamente nada.
    Não podemos esperar justiça, são torcedores julgando, e nenhum deles é palmeirense.
    Precisamos conversar com os jogadores e prepara-los para estes casos, precisamos informar a torcida para que não venham a acontecer incidentes que possam prejudicar o Palmeiras. Esse ano teremos muito mais pedras no nosso caminho.

  12. Contra tudo e contra todos; com o Verdão é sempre assim…mas não desanimemos, pois esta liberta é nossa!!!!! Avanti.

  13. Desde o começo está na cara que íamos nos foder com esse julgamento. O negócio é esperar e ir com tudo nos jogos.

  14. O pior é que não podemos contar nem com a CBF nem com a mídia, a qual tbm poderia fazer uma forte pressão, com algum dossiê das decisões mais absurdas da Comnebol contra os times brasileiros.

    Mas esperar o que do jornalismo esportivo brasileiro, que se preocupa mais em com quem um jogador está namorando, do que em reportagens com relevância!

    Desanimador!

  15. É simples: estão procurando um jeito de aliviar para o Penharol e de responsabilizar de alguma forma o Palmeiras. Como as evidências são todas contra o Penharol, esse processo fica muito difícil e por isso a demora. Será que não entenderam ainda que o que manda nessa Commebol é a política e não a justiça? Sempre que um clube brasileiro tem um embate contra argentino, uruguaio, paraguaio ou chileno, ele sempre se ferra pois os clubes desses países já entenderam isso há muito tempo. Vejam dentro de campo, o rigor contra brasileiros e a moleza que dão para jogadores desses clubes. William levou um soco na cara, a TV mostra claramente e… nada. Fernando Prass foi agredido por 3 e…. nada (Fernando Prass corre mais risco de ser punido do que os agressores); no jogo Chapecoense e Nacional do Uruguai em Chapecó, um Uruguaio chutou a cabeça do jogador da chape no chão e o jogador da chape recebeu amarelo por reclamação, etc.,etc.,etc.

  16. vamos ser absolvidos…devem estar chantageando o palmeiras e pedindo $… nao é so no brasil q tem corrupcao.

  17. Ninguém da imprensa falou ou foi procurar a CBF e tocar nesse assunto. Ai se fosse gambás ou mulambos, era todo dia!! Não será surpresa alguma o Palmeiras ser punido com uns 3 jogos de portões fechados, se extrapolarmos frente a punição do FM.

  18. Isso é motivo de muita indignação:

    1 – Os jogadores do Palmeiras iam apanhar/morrer se não tivessem se defendido.
    2 – A torcida do Palmeiras ia morrer se não tivesse se defendido.
    3 – Apenas para reflexão o time dos marginais MATARAM um torcedor e pegaram 1 jogo com portão fechado…

    O que esta acontecendo é inadmissível.

  19. Cada vez concordo mais com quem inventou que “a Libertadores é uma Copa Kaiser com grife”.

  20. Como assim oitavas? Não existe oitavas ainda. Na minha opinião já deveria ter começado a pré venda. Palmeiras vai precisar da torcida pra se classificar. E outra, se não vender ingresso fica a impressão de que o clube já espera e se conforma com a punição. Pra mim já tem que vender pra mostrar nossa “suposta” certeza de inocência.

  21. Já é melhor nos prepararmos para sermos roubados em todos os jogos a partir de agora. Os juizes virão aos nossos jogos instruídos para nos derrubar, podem ter certeza disso. Sabemos como arbitragem sulamericana é contra brasileiros, ainda mais com os que a Conmebol arruma confusão.

    Espero estar errado, mas dificilmente seremos campeões da libertadores esse ano, eles não vão deixar.

    1. Vamos ter que ser Palmeiras caralho, como sempre. Jogar contra 14 como sempre, alem de Conmebol, CBF, televisao, e as porra toda.

      1. Eu também acredito que seremos, estava apenas sendo realista. Eles vão fazer de tudo para não sermos. Isto é fato! Vai ter que ser, mais do que nunca, contra tudo e contra todos.

    2. Seremos sim! É nessas horas que o alviverde mostra o quanto é gigante! Ganhando de tudo e todos!

      1. Eu também acredito que seremos, estava apenas sendo realista. Eles vão fazer de tudo para não sermos. Isto é fato!

  22. Demorou muito pra juntarem os clubes e cobrarem mais participaçao em interesses dos clu es e melhores premiacoes da CBF. Eles ficam com uma enorne fatia de dinheiro dos jogos e nao cumprem com nenhum dever, (Igual nossos politicos. Em genero,numero e grau) tabela claramente parcial, arbitragem claramente amadora, preparo de calendario ZERO, premiaçao aquem do que se pode ser. Ate pra aumentar a premiacao da CBF os clubes tiveram que ir. Pra que precisamos de CBF se ela fica ali apenas sugando o que tem de bom e em nada ajuda?

    1. A CBF é aquele sindicato da sua classe de trabalho que vc paga o ano inteiro, contribui obrigatoriamente com um dia do seu trabalho por ano e quando precisa pra te defender, vira as costas e te manda procurar um advogado.

  23. Quando eu vejo essas merdas que fico pensando em quem investe em futebol. Deve ser muito ruim você injetar dinheiro ALTO num esporte cada vez mais esculhambado administrativamente. Vide o Brasileirão que tá sem “nome”.

  24. Concordo com o Conrado, deveríamos cumprir esta pena de portões fechados preventivamente contra o Tucuman, mesmo que a Conmebol não divulgue a pena à tempo e mesmo que sejamos absolvidos depois, pois seria uma perda esportiva muito grande para nós ter que cumprir esta pena nas oitavas de final…

    1. Descordo de voces. Se nao respeitarem as leis do Brasil eles vao respeitar o que o quem?
      Se nao houvesse tempo habil seria uma coisa, mas tempo teve, faltou foi responsabilidade. Tem que jogar de casa cheia e se tirarem mando ou torcida do verdao entrar na justiça, Fifa, tudo quanto é lugar.

  25. Porra pq a Sociedade Esportiva Palmeiras, tem um conselheiro vitalicio que não move uma palha pra defender os interesses do clube! Fomos prejudicados e esse sujeito, que é presidente da cbf, se finge de tonto! Otário! E essa merda de conmebol, se não fosse os clubes brasileiros o que seria deste lixo de entidade?

    1. Eu acho que ele até tentou defender o Palmeiras… aí a Conmebol falou pra ele ir até o Paraguai pessoalmente… a história acabou aí…

  26. Imagina que legal que seria se após comemorarmos o bi, o Palmeiras anunciar que se retira por tempo indeterminado da Conmebol como forma de protesto e passa a jogar na Concacaf como convidado? Com o tempo todos os clubes brasileiros poderiam fazer o mesmo movimento. Isso enfraqueceria a Conmebol e nos colocaria ao lado dos clubes americanos e mexicanos, claramente mais organizados e com potencial financeiro equivalente ao nosso. Acho que a FIFA não nos deixaria disputar o Mundial caso fossemos campeões, mas penso que o Palmeiras deveria olhar para esse torneio no Oriente do mesmo jeito que os clubes europeus olham…

    1. Acho muito digno. Sem dizer que o futuro do futebol a cada dia se mostra mais ligado ao norte do que ao sul. E quem chega primeiro pega o leme.

        1. É muito amadorismo. Como esperar algo grande, crescimento se nem 1 campeonato sabe organizar?

  27. Detesto quando falam que libertadores é obsessão. Libertadores é um campeonato pessimamente organizado, supervalorizado por todos os torcedores, onde os brasileiros são sistematicamente assaltado pelas arbitragens e vitimas de violência dos jogadores adversários. Sem contar times de baixíssima qualidade técnica e jogos em estádios caindo aos pedaços. Essa é a libertadores!

  28. Não duvido que dê 6 jogos de portões fechados pro Palmeiras e 5 pro Penarol (que nunca cumprirá).

Deixe uma resposta