O ano de 1964 na História do Palmeiras

Titulos
J
V
E
D
GP
GC
%
0
58
31
10
17
124
73
59.2

DuduA temporada de 1964 começou com uma excursão pelas Américas do Sul e Central. Os campeões paulistas peregrinaram por seis semanas entre o meio de janeiro e o início de março por Peru, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Chile, Argentina e Uruguai. O saldo foi razoável: 6 vitórias, 3 empates e 3 derrotas.

O elenco também sofreu movimentações: Paulo Leão foi liberado para o América do Rio, e o clube trouxe como reforços o ponta Rinaldo, do Náutico, mandando em troca Elcy, Ivan e Geraldo II.

Da Ferroviária, veio o meio-campista Dudu. Para convencer os dirigentes de Araraquara a se desfazerem de seu maior craque, o Palmeiras cedeu quatro jogadores (Alencar, Paulinho Ferreira, Antoninho e Rubens Sales) mais dez milhões de cruzeiros.

Assim, o Verdão iniciou a disputa do Rio-São Paulo e largou na frente, com vitórias diante do Bangu e da Portuguesa. Mas duas derrotas seguidas complicaram a vida do time no torneio, disputado por pontos corridos em nove rodadas. Vitórias nos clássicos diante de SPFC e SCCP mantiveram o Verdão ainda no páreo, mas um empate contra o Fluminense no sétimo jogo tirou de vez as chances matemáticas de título.

As atenções se voltaram então para a disputa do Campeonato Paulista e o Palmeiras já não contava com Aldemar. Abalado emocionalmente desde que fora preterido para a disputa da Copa de 1962 e que por isso já não vinha tendo o rendimento normal, o craque foi liberado para o América Mineiro.

Ainda sob o comando de Sylvio Pirillo, o início da disputa não foi nada bom para o Verdão. Após derrota no Derby na rodada 12, o treinador acabou demitido. A campanha até então, com 5 vitórias, 5 derrotas e 2 empates praticamente tirava o Palmeiras da disputa pelo título ainda no primeiro turno.

Mário Travaglini assumiu o comando técnico e uma reação foi ensaiada: em sete jogos contra times pequenos, seis vitórias e um empate. Mas as derrotas para São Bento e Portuguesa voltaram a complicar as chances de conquista de título e o Palmeiras então concentrou suas forças na disputa da Taça Brasil.

Pelo regulamento, os campeões carioca e paulista entravam na disputa direto nas semifinais. A chave apontou então confronto contra o Santos, enquanto o Flamengo enfrentava o Ceará no outro lado da chave.

Filpo NuñezDepois de um jogo apertado na ida, quando o Santos venceu por 3 a 2 no dia 4 de novembro, Filpo Nuñez foi contratado para ser o novo treinador do clube.

Em jogo válido pelo estadual, encravado entre os dois jogos da Taça Brasil, Filpo encheu a torcida verde de esperanças ao comandar em sua estreia uma vitória por 3 a 2, devolvendo o placar de três dias antes. O Palmeiras empatou com o Santos e com o SCCP na tabela de pontos, mas tinha dois jogos a mais.

Veio então o jogo da volta pela Taça Brasil, no dia 11 de novembro, e o Santos viveu uma tarde inspirada, aplicando 4 a 0 no Palmeiras, que assim teve que voltar a concentrar as esperanças de título numa improvável reviravolta no estadual.

Uma derrota para o SPFC, no entanto, foi a pá de cal nas pretensões do Verdão. Mesmo com uma arrancada de cinco vitórias nas cinco rodadas finais, não era possível alcançar o Santos e o Palmeiras amargou um ano em branco.


Jogadores no ano de 1964


Jogos no ano de 1964