O ano de 1966 na História do Palmeiras

Titulos
J
V
E
D
GP
GC
%
1
62
33
14
15
120
78
60.8

Depois de jogar alguns amistosos de pré-temporada, inclusive um insólito encontro contra a seleção soviética, o Palmeiras iniciou a disputa do primeiro campeonato de 1966: o Rio-São Paulo, encurtado diante da necessidade de espremer o calendário em virtude da preparação da seleção brasileira para a Copa do Mundo da Inglaterra.

Os dez times se encontraram em turno único e o campeão seria conhecido após as nove rodadas em pontos corridos. Mal feito, o regulamento não previa partidas de desempate caso mais de dois times fechassem a classificação com o mesmo número de pontos ganhos.

O Palmeiras disputou a competição basicamente com o mesmo time que encerrou o ano de 1965; as contratações mais comentadas foram a do atacante Jairzinho, do Comercial, e da dupla da Prudentina Luís Carlos (lateral-direito) e Suingue (meia-atacante).

Após oito rodadas a classificação estava embolada. O Palmeiras tinha a chance de assumir a ponta se vencesse o SPFC, desde que o clássico entre Santos e SCCP não tivesse vencedores e que o Vasco perdesse para o Botafogo – assim, todos os cinco clubes terminariam empatados. Os resultados necessários aconteceram, menos nossa própria parte: o Palmeiras acabou sendo derrotado pelo SPFC e terminou na sexta colocação; o time do Morumbi foi “vice-campeão” em quinto lugar. Santos, SCCP, Vasco e Botafogo, empatados, foram declarados campeões por falta de datas para o desempate. Um final de campeonato estapafúrdio.

As competições então cessaram no começo de abril e os clubes passaram a disputar amistosos enquanto todas as atenções estavam voltadas para a seleção. O Palmeiras disputou cinco amistosos até o dia 1 de maio, com maus resultados, o que fez com que a diretoria contratasse o paraguaio Fleitas Solich para comandar o time, com Mario Travaglini voltando à posição de auxiliar.

Suingue
Reprodução – Revista do Esporte

Em maio, uma grande tragédia se abateu sobre o elenco: um acidente de carro na rodovia Raposo Tavares, próximo a Presidente Prudente, tirou a vida de Luís Carlos. Suingue estava junto e sofreu sérias lesões no rosto.

Enquanto a Copa do Mundo se desenrolava, o Palmeiras seguiu arrumando o time para a disputa do estadual. Depois de alguns maus amistosos pelo país, inclusive com uma passagem-relâmpago de Mazzola em três amistosos no sul, o time seguiu para o Peru, onde se reencontrou com as vitórias e recuperou a confiança.

Veio enfim a disputa do Paulista e o Palmeiras começou a competição bem desfalcado: Rinaldo voltou lesionado do Peru; Tupãzinho teve uma contusão séria no joelho logo no segundo jogo, mas mesmo assim, terminou o primeiro turno empatado com o SCCP, os dois já com uma pequena margem para o terceiro colocado, o SPFC, contra quem o Verdão fez a última partida do turno e aplicou uma boa goleada: 4 a 2, na estreia do peruano Gallardo.

Já com Suingue recuperado do acidente, o Verdão entrou pelo returno vencendo as duas primeiras partidas, quando teve que dividir as atenções com a Taça Brasil. Pelas quartas-de-final, o time teve pela frente o Náutico.

O time entrou nos confrontos com mais problemas: além de Tupãzinho e Rinaldo, Zequinha foi baleado na coxa numa tentativa de assalto e também desfalcou o time, que não consegui sair do zero nos jogos no Pacaembu e na Ilha do Retiro. No jogo-desempate, com arbitragem contestada de Armando Marques, que expulsou Ademir da Guia e Djalma Dias, o Náutico levou a melhor e eliminou o Verdão.

Novamente focado apenas no Paulista, o Palmeiras seguia ponteando o campeonato. Mas na rodada 22, a seis do fim, o time foi derrotado por 2 a 0 pelo Santos e o SCCP colou novamente na classificação, o que causou a demissão de Solich. Mario Travaglini reassumiu o time, e uma sequência de quatro vitórias, sendo a quarta uma goleada de 5 a 1 sobre o Comercial, deixou o Verdão muito próximo do título.

Para conquistar o troféu bastava ao Palmeiras vencer o SCCP na penúltima rodada. O time não entrou bem em campo e acabou derrotado. Mas o título veio mesmo assim, porque cinco dias depois o Santos, único time que ainda poderia tirar o campeonato do Verdão, perdeu para a Portuguesa. O Palmeiras recebeu as faixas na partida final, quando aplicou 3 a 0 no SPFC, fechando mais uma temporada como campeão.


Jogadores no ano de 1966


Jogos no ano de 1966