O ano de 1985 na História do Palmeiras

Titulos
J
V
E
D
GP
GC
%
0
63
21
23
19
70
66
45.5

Campeonato Brasileiro 1985O Palmeiras começou o ano de 1985 ainda sob o comando de Fedato, e promoveu a titular Márcio Alcântara, para suprir a saída de Luís Pereira. O elenco ainda foi reforçado por Paulinho, do SCCP, e Mendonça, da Portuguesa. Barbosa voltou de empréstimo ao Santo André para ajudar os companheiros na missão de vencer o primeiro turno do Brasileirão, para se classificar às semifinais.

A campanha foi muito ruim e o time não chegou nem perto do objetivo, o que causou a saída de Fedato após os dez jogos do turno. Para o segundo turno, o veteraníssimo Mario Travaglini foi contratado. Mas com duas derrotas logo na largada, o time ficou com as possibilidades reduzidas e mesmo após uma razoável recuperação, acabou eliminado em meados de abril.

A melhor memória deste sofrível campeonato foi o grande clássico disputado no Pacaembu contra o SPFC, que terminou 4 a 4. O Palmeiras perdia por 4 a 3 e o SPFC teve um pênalti aos 44 minutos do segundo tempo, desperdiçado por Careca. No lance seguinte, o Verdão empatou com Ditinho.

Em maio, começou a disputa do Paulistão. A  péssima notícia foi a fratura de Jorginho, num treino da Seleção Brasileira. O Verdão não vencia muitos jogos, mas também não perdia. O excesso de empates fez com que a campanha no primeiro turno fosse sofrível. Chinesinho assumiu o comando ainda no meio do turno e a diretoria foi às compras: trouxe o zagueiro Amarildo, do Operário, e o ponta Joãozinho, de longa trajetória no Cruzeiro.

Para o segundo turno, o panorama não mudou muito. Após quatro jogos sem vitórias, Chinesinho foi demitido e o auxiliar Vicente Arenari, ex-lateral do Palmeiras na década de 60, foi efetivado. O centroavante Reinaldo, lenda do Atlético-MG, foi contratado no desespero, pois seus problemas no joelho eram mais que conhecidos. Três moleques da base foram promovidos, sem alarde: Toninho Cecílio, Edu Manga e Gerson Caçapa.

Após alguns tropeços, o time embalou depois de vencer um Derby por 3 a 0, em grande partida de Barbosa, que marcou dois gols. Mas o prejuízo era grande para tirar. Mesmo depois de uma sequência de oito jogos sem perder, o Verdão chegou à última rodada precisando vencer o XV de Jaú no Palestra, no domingo à tarde, mas antes precisava torcer para que o SCCP perdesse do Comercial, em Ribeirão, no jogo das 11 da manhã. Se tudo isso acontecesse, o Verdão entraria nas semifinais pelo índice técnico.

O time de Ribeirão era um dos piores do campeonato e por isso lutava contra o rebaixamento. E conseguiu, de forma incrível: após o gol de Manguinha no primeiro tempo, o Comercial segurou bravamente até o fim do jogo, fazendo com que uma avalanche de palmeirenses largasse a macarronada no prato e se dirigisse ao Palestra Italia.

Uma chuva torrencial caiu sobre a Zona Oeste da capital paulista, mas mesmo assim, mais de 27 mil palmeirenses lotaram o estádio e viram o Verdão sair na frente com um gol de Barbosa, mas o XV empatou logo depois com Antônio Carlos e o primeiro tempo terminou 1 a 1.

Precisando apenas de um gol, o Verdão voltou confiante no segundo tempo, mas num chute despretensioso de longe, a bola bateu em Amarildo e matou Leão. O Verdão voltou a empatar aos 17 minutos, com um pênalti bem batido por Vágner Bacharel, e havia bastante tempo para chegar ao gol da classificação.

O nervosismo, no entanto, matou o Palmeiras. A bola queimava nos pés de todos os jogadores – e na cabeça também. Num lançamento longo em nossa área, Diogo cabeceou para baixo, a bola ainda foi amortecida pelo gramado pesado e se ofereceu para o lateral Felício bater por baixo – a bola ainda passou entre as pernas de Gerson Caçapa e morreu em nossas redes, determinando uma das eliminações mais simbólicas da fila da década de 80.


Jogadores no ano de 1985


Jogos no ano de 1985