0
X
1

28/02/2021 - 21:00

O Palmeiras venceu o Grêmio na noite de domingo em Porto Alegre e abriu uma pequena vantagem na decisão da Copa do Brasil 2020.

O Verdão poderia ter aberto vantagem maior, mas perdeu dois gols feitos quando tinha onze em campo – a expulsão de Luan mudou o panorama da partida e o Grêmio ensaiou uma pressão, sem resultado.

Claro que um placar mais dilatado nos traria mais tranquilidade, mas a vantagem mínima acaba sendo interessante para não construir um castelo e se perder no emocional, como no confronto contra o River Plate.

***

O plano de jogo de Abel foi bem adequado, mesmo com a proposta do Grêmio não dando o encaixe esperado. Armado para aproveitar os espaços que o Grêmio eventualmente deixaria, com Rony e Wesley espetados, o Verdão acabou preso em sua própria intermediária porque os passes na saída de bola não evoluíam.

Por outro lado, o Grêmio, muito espalhado exatamente pela preocupação em não dar espaços a nossos velocistas, também parava em nossa intermediária e o jogo não saía daquela faixa de campo.

Numa bola parada, no entanto, o Verdão saiu na frente, fruto do talento de Raphael Veiga, do atleticismo de Gustavo Gómez e da inteligência de nossa comissão técnica, que estudou os pontos fracos da defesa do Grêmio nesse tipo de jogada.

O gol mexeu com o emocional do time da casa, que abandonou a cautela mesmo com muito jogo pela frente no confronto. Foi o espaço que o Palmeiras queria e o Verdão passou a ser muito mais perigoso – Luiz Adriano teve a chance clara do segundo gol no final do primeiro tempo, mas desperdiçou.

No segundo tempo, o Palmeiras continuava melhor e a ansiedade do Grêmio parecia ter um destino: tomar o segundo. Rony perdeu chance claríssima após mais uma jogadaça de Veiga.

Quando o confronto parecia pender para o nosso lado, Luan cometeu a bobagem de acertar o cotovelo no rosto de Diego Souza, de forma desastrada, na frente do bandeirinha – se fosse na maldade, seria num local mais discreto. O descuido rendeu uma expulsão e Abel não reagiu bem à desvantagem numérica.

Ao remontar o time, todos ficaram muito recuados e o Palmeiras perdeu todas as válvulas de escape. O time soube se fechar por dentro, mas permitiu que o Grêmio alçasse um caminhão de bolas em nossa área pelos flancos.

Felizmente nossa bateria antiaérea com Gustavo Gómez, Alan Empereur e Felipe Melo estava afiada e tirou simplesmente tudo, não dando chance ao ataque gaúcho. Weverton praticamente assistiu a tudo de camarote, sendo pouco acionado.

No final, a vitória não significa nada a não ser um gol de vantagem. Serão cerca de 100 minutos no Allianz Parque e o confronto está completamente aberto – dá pra dizer que temos cerca de 52,07% de chances de título neste momento com esta pequena frente aberta em Porto Alegre.

O jogo no meio da semana tem o poder de bagunçar tudo. Abel não pode cair nessa armadilha e tem que mandar o time alternativo para Itaquera, para que nada respingue no time que entra em campo no domingo. Temos mais um troféu para ganhar e o Paulista, a esta altura, tem a mesma importância que o Trujillo Open de Bolinha de Gude. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Grêmio

Paulo Victor
Victor Ferraz
Churín
Paulo Miranda
Thaciano
Kannemann
Diogo Barbosa
Maicon
Ferreira
Matheus Henrique
Alisson
Vanderson
Jean Pyerre
Isaque
Pepê
Diego Souza
Renato Portaluppi
TÉCNICO


Primeiro tempo

1'
Palmeiras

Viña arrancou do campo de defesa, o Grêmio deixou espaço e o lateral foi calçado na entrada da área; o juiz deu vantagem Wesley pegou a sobra, com pouco ângulo, e finalizou sem maior perigo. A vantagem foi inexistente, o árbitro começou errando feio.

 

25'
Palmeiras

Rony bateu falta frontal, de longa distância – a bola pingou na risca da área mas Paulo Victor foi bem e fez a defesa firme.

31'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Raphael Veiga bateu escanteio da direita; Gustavo Gómez subiu muito e testou firme da linha da pequena área; Paulo Victor ainda bateu na bola mas ela levou as mãos do goleiro junto.

33'
Grêmio

Alisson recebeu de Diego Souza por dentro, ajeitou e bateu; a bola saiu à direita de Weverton, que estava nela.

Rony inverteu com Wesley e veio para a esquerda.

40'
Grêmio

Diogo Barbosa tocou para Alisson, mais uma vez por dentro, e o apoiador gremista girou para bater firme, buscando o ângulo direito de Weverton – a bola passou perto.

45'
Palmeiras

Raphael Veiga arrancou por dentro, deu um passe absurdamente preciso para Luiz Adriano entre os zagueiros; ele amorteceu certinho, girou a bateu na saída de Paulo Victor; a bola triscou o travessão e saiu pela linha de fundo.

46'

O árbitro, que pendeu para o Grêmio em praticamente todas as marcações, encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

1'
Palmeiras

Wesley recebeu pela esquerda, livre, entrou na área e bateu na saída de Paulo Victor, que fechou bem o ângulo. Wesley estava impedido e o bandeira marcou na conclusão do lance.

3'
Palmeiras

Rony roubou no campo de ataque na direita, trouxe para dentro e bateu de esquerda, por cima do gol.

10'
Palmeiras

Raphael Veiga acreditou num passe de Wesley desviado, recolheu na área,  humilhou Paulo Miranda e deu o tapa para Rony fazer o gol, mas o camisa 11 escorou muito mal e a bola subiu demais.

18'

Luan disputou uma bola no canto do gramado com Diego Souza, ergueu demais o braço e atingiu Diego Souza com o cotovelo, recebendo cartão vermelho. Gabriel Veron estava pronto para entrar.

22'

Alan Empereur e Gabriel Menino entram nos lugares de Raphael Veiga e Wesley.

25'

O Palmeiras recuou demais e o Grêmio tinha todas as ações do jogo.

27'

Gabriel Veron entrou no lugar de Luiz Adriano.

28'
Grêmio

O Grêmio bateu falta rápido e Ferreira ficou em ótimas condições dentro da área; o chute saiu forte e Weverton fez grande defesa, colocando a escanteio. O juiz estava fazendo menção de dar cartão para Alan pela falta e iludiu nossa defesa para depois deixar o lance seguir. Absurdo!

30'
Grêmio

Depois de bola cruzada; Diego Souza ficou com a sobra junto à linha de fundo e rolou para Alisson, que bateu cruzado – Gustavo Gómez tirou.

32'

Mayke e Danilo entraram nos lugares de Rony e Zé Rafael

40'
Grêmio

Enorme bate-rebate dentro da área do Palmeiras; na finalização a bola bateu no corpo de Felipe Melo e saiu.

O Grêmio pressionava, mas a pressão era desordenada e nossos defensores protegeram bem a área.

52'

Após péssima arbitragem, Marcelo de Lima Henrique encerrou o jogo.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Só foi de fato acionado uma vez, numa armação da arbitragem para distrair nossa zaga.
6.5
Marcos Rocha
Jogou com experiência, sem dar chances a Pepê.
6.5
Luan
Não estava jogando mal. Mas a expulsão foi de uma falta de cuidado assombrosa.
3
Gustavo Gómez
Depois do golaço, liderou o sistema defensivo na pressão do Grêmio. Gigante.
8.5
Viña
Começou muito bem, com ótimas descidas e senso de colocação. Mas caiu muito de produção - talvez esteja relacionado com uma pancada ainda no primeiro tempo.
6
Felipe Melo
Perto dos 38 anos, parece ter encontrado o equilíbrio entre a raça e a tranquilidade.
7.5
Zé Rafael
Destoou no meio-campo, errando muitos passes e não impedindo que o Grêmio trocasse passes preocupantes em nossa intermediária.
5
Danilo
Melhorou a marcação, mas já não pôde fazer o papel de lançador, pois entrou após a expulsão e o time se retraiu.
6.5
Rony
Não brigou tanto com a bola, mas também passou longe de brilhar. E o gol perdido, mamma mia...
6
Mayke
Fez o feijão com arroz com competência.
6
Raphael Veiga
Brilhou intensamente; poderia ter saído do jogo com três assistências brilhantes.
9
Alan Empereur
Muito firme na pressão final do Grêmio.
7
Wesley
Fez tudo com muito mais competência que Rony: driblou para o lado certo, deu passes precisos, incomodou demais a defesa gremista e só saiu porque o físico não aguentou.
8
Gabriel Menino
Jogou mais sério do que nos jogos anteriores, parece mais humilde e focado. Banquinho fez bem.
6.5
Luiz Adriano
Fez tudo certo e tudo errado no mesmo lance. Incrível; não se pode perder um lance assim em mata-mata.
5.5
Gabriel Veron
Entrou e ficou mais preocupado em defender - e não estava exatamente errado.
6
Abel Ferreira
Abel Ferreira
O plano original de jogo pareceu muito bom, mas as reações à expulsão foram confusas e o time não conseguiu se defender com tranquilidade nem explorar os espaços deixados pelo adversário.
6




20 comentários em “28-02-2021 – Grêmio 0x1 Palmeiras – Copa do Brasil 2020

  1. Foi um ótimo resultado, mas poderia ser bem melhor , aquele chute do Luiz Adriano no final do primeiro tempo, ele não costuma perder gols assim, se o Palmeiras trouxesse 2×0 acho que o título estaria bem encaminhado, jogamos por um empate é uma vantagem interessante tbm pra uma final, qualquer vantagem numa decisão é ótima.

  2. Ficou barato pro Grêmio esse 1×0, Palmeiras foi muito superior, só depois da expulsão do Luan que o Grêmio fez uma pressão mas mesmo assim completamente anulada pela partidaça do nosso setor defensivo. AVANTI PALESTRA, Seremos !

  3. Exagero dizer isso, “Luan sendo Luan”, ele estava jogando MUITO até o lance fatídico. Não que ele não mereça crítica nesse momento, mas não pode exaltar desta forma o erro como se ele fosse um mal zagueiro. Ninguém lembra que o Gustavo Gomes quase entregou o título do paulista ano passado pros gambás no último lance do jogo, né?! Abraço!

    1. a galera só lembra do que aconteceu ontem, é sempre a mesma coisa. Tipo o Rony, é aquela história, se todos aqui estivessem sob escrutínio publico 24hrs por dia, qual seria a opinião publica?

  4. Eu costumo pegar no pé do Danilo. Acho que ele ainda não está preparado para a responsabilidade da posição.

    Mas ontem ele sozinho acabou com a farra do tal Ferreirinha, que estava passeando com eficiência de 100% pela direita.

    1. Já eu tenho a sensação que ele é ainda melhor que os badalados Patrik de Paula e Gabriel Menino. Mlk é titular no meu time. Mas ainda preciso ver um pouco mais…

  5. Eu gostei das mexidas do Abel.
    Colocou melhores marcadores e com possibilidade de sair jogando, como Danilo e G.Menino… Normal a pressão, em final de campeonato e com um a menos… e foi sem sofrimento!
    Concordo com a análise de que um placar mais amplo (e tbm acho que não poderia ter perdido os dois gols feitos), poderia trazer um emocional similar ao que foi no jogo do River… pelo amor de deus, isso nunca mais!

  6. O time do Gremio, é só a saída de bola no meio de campo, com Matheus, Maicon e Jean Pyerre, marcou esses jogadores acabou o inicio de jogada do time deles. E até a expulsão o Palmeiras tava marcando muito bem isso. Agora foco no segundo jogo e rumo ao título.

  7. Taticamente o time se comportou muito bem em todos os momentos do jogo.

    Estão de parabéns todos os jogadores que entenderam muito bem o plano tático de Abel…

  8. Um bom jogo até a expulsão juvenil, time consistente, porém mais uma vez perdendo chances incríveis num jogo decisivo e o Luan (que acho bom zagueiro) infelizmente está se tornando um zagueiro marcado por entregas importantes (uma pena). Podíamos ter matado a final, mas hoje a diferença é grande de toda situação que ocorreu em 2019, temos tudo para ser e seremos.. Só penso que para o segundo jogo, talvez fosse interessante um esquema diferente com 3 zagueiros ou com o meio mais povoado. Avanti!!!!

  9. Luan foi muito precipitado, juvenil e desleal. Colocou a faca e o queijo não mão do árbitro. O Gomez é um excelente jogador, não merece o parceiro de zaga que têm. Perdemos a chance de matar a decisão Sul, mas seremos…

  10. será que existe, no Brasil, um confronto interestadual em mata-matas mais recorrente que PalmeirasxGRE?
    além das 5 CdBr registrados no Pré-Jogo, tem ainda 2 Libertadores (95 e 19) e o Brasileiros de 90 e 96.
    só nessa contagem, há 9 confrontos.
    pode haver mais, esses são os que estou lembrando agora.

  11. Essa temporada enterramos fantasmas. Paulista, entalado. Gambas, goleada que já merecem ha anos. Libertadores. E agora dar ao gremio o dimensão de tamanho que os times de fato têm.

  12. Acredito no 1 x 0 pra nós hoje, gol do Veiga. Vamos jogar com a intensidade a que ficamos acostumados a ver sob o comando do Abel e, com o Veiga chegando na área de frente pra bater, vamos conseguir a vitória.

Deixe uma resposta