5
X
0

Ficha Técnica





Um comentário em “21-03-1937 – Palestra Italia 5×0 Luzitano – Campeonato Paulista 1936

  1. Conforme era esperado, o Palestra sobrepujou o Luzitano por 5 a 0 – A acção de Moreno, guardião do clube luso, impediu que seu quadro fosse derrotado por contagem ainda maior.

    PALESTRA 5, LUZITANO 0
    Não fosse a actuação verdadeiramente assombrosa do arqueiro do Luzitano, Moreno, e o Palestra teria registado (sic) uma contagem recorde. A partida que se travou no Parque Antarctica pode ser descripta numa unica fhrase: o duello entre o ataque palestrino e o guardião do Luzitano. Sem favor algum, quasi todo o prelio foi controlado pelo Palestra, que ameaçou durante os 80 minutos, perigosamente, o arco “luso”. Entretanto, Moreno lá estava numa tarde feliz e com suas munhecadas, impediu que a méta sob a sua guarda cahisse pelo menos, umas 25 vezes.
    A partida, dada a desigualdade de forças não agradou. O Palestra jogou tres quartas-partes do tempo na area do Luzitano.
    Devido à grande chuva que cahiu sobre São Paulo, desde às 9 horas da manhã, o campo apresentava-se completamente alagado. Por isso não foi realizada a preliminar.

    O PRIMEIRO TEMPO
    O Luzitano dá a sahida ás 16 horas. Nota-se desde logo, que o estado lamacento do gramado iria difficultar a acção dos conjuntos. O Palestra faz a sua primeira carga e Imparato contra. Luizinho emenda e Moreno defende de munheca. O Palestra se mostra mais aggressivo, mas o Luzitano, sempre que póde, escala. Numa das avançadas, Vicente ao invadir a area, recebe um tranco de Tunga, que o juiz pune. Cria-se uma situação perigosa para o arco de Jurandyr, mas Junqueira desfaz. Os locaes replicam e fazem um cerco ao arco de Moreno. Luizinho passa a Imparato que enfia um “bico”, tendo Moreno defendido outra vez de munheca. Pouco depois, Moacyr recebe de Luizinho, e atira violentamente, empregando Moreno outra vez a munheca. Agora é Frederico que atira e empenha Moreno que pela primeira vez, abraça o couro. Os visitantes rompem o assedio e vão ao ataque. Andô faz um passe a Caetano, que atira bem, fazendo Jura boa pegada. Voltam os palestrinos a atacar e aos 18 minutos, Luizinho faz um passe a Moacyr, que annulla Moreno e marca o primeiro ponto do Palestra.
    Dada a sahida, o Palestra volta a atacar perigosamente e Moreno faz mais duas bonitas defesas de munheca. Aos 21 minutos, Luizinho recebe de Rolando e passa a Frederico. O juiz apita impedimento, mas ainda Frederico atira e marca um ponto nullo. Sobe o Luzitano, mas Carnera corta um centro de Caetano. O Palestra volta a atacar fortemente e Imparato atira de longe, empenhando Moreno. Aos 30 minutos, Rolando põe a bola na area e Moacyr e Frederico entram, rápidos, mas Moreno ainda defende com um escanteio. Cobrado o tiro de canto, Dula e Moacyr atiram sobre a trave, e a seguir, em um outro escanteio contra o Luzitano, Luizinho marca aos 32 minutos, o segundo ponto do Palestra. Moreno capitão do quadro deixa sua méta e vae reclamar contra a validade desse tento, junto ao representante da Liga.
    O Palestra volta a atacar e demora-se na area dos visitantes, onde Moreno continua sendo a alma da defesa, fazendo mais tres rebatidas de munheca de chutes de Moacyr, Rolando e Luizinho. Aos 38 minutos, Luizinho recebeu um passe de Tunga e entregou a Rolando, que atirou e marcou o terceiro ponto do Palestra. E a primeira phase vem a terminar com a vantagem palestrina por 3 a 0.

    O SEGUNDO TEMPO
    O Palestra sae, iniciando o periodo final, ás 16:55. Iniciam os locaes logo um forte assedio e na primeira bola que Rolando atira Moreno defende de munheca. O Luzitano tenta um ataque, e Andô atira mal, pondo fóra. Volta o Palestra a assediar e Frederico e Luizinho atrapalham-se não conseguindo nenhum chutar. Ferreira faz um escanteio de uma bola que Rolando atirara. Moacyr inutiliza o tiro de canto pondo fóra (sic) de cabeça. O Palestra persiste no ataque e Imparato faz um passe a Rolando, mas Moreno de munheca põe a escanteio. Cobrado o tiro de quina, Moreno de munheca escanteia novamente. Os visitantes tentam uma avançada e Octavio atira muito alto. O jogo resume-se quasi que exclusivamente, na offensiva dos locaes. O ataque palestrino martella a defesa visitante e isso não impede, no entanto, que o Luzitano ataque e Del Nero escanteio, sem resultado. Frederico recebe a bola de Luizinho, mas deixa que Ruy o desarme. Numa outra carga, Moacyr recebe livre e Moreno deixa o arco. O centro avante golpeia, a bola passa mas bate no poste e sae. Ruy reverte e Imparato cobra. Há uma falta junto da area do Luzitano. Dula bate e Moreno rebate. Tunga recolhe a atira, “sem pulo”. A bola resvala em Andô e vae às rêdes, assignallando-se assim, aos 27 minutos, o quarto ponto do Palestra.
    Dada a sahida, os palestrinos voltam a atacar e Frederico chuta violentamente, desviando Moreno de munheca para escanteio, que não resulta. Aos 33 minutos, os locaes persistem no ataque e Frederico faz um passe a Moacyr, que dá a Luizinho. Este chuta e Ruy procura desviar de cabeça, pondo a bola nas rêdes, assignallando-se assim, o quinto ponto do Palestra. O jogo dahi por diante, não tem mais interesse e vem a terminar com a victoria do Palestra por 5 a 0.
    Foi juiz o sr. Enéas Sgarzi, que não teve difficuldade em desenvolver uma boa tarefa.

    (Extraído da edição digitalizada do Jornal Folha da Manhã de 23 de Março de 1937, página 14)

Deixe uma resposta