5 Dicas de Fotografia de Futebol

Com o retorno presencial do público nas arquibancadas das partidas de futebol, mais e mais pessoas estão empenhadas em fotografar as partidas, seja para divulgar nas redes ou apenas como recordação.

Os espetáculos que o Palmeiras vem proporcionando ultimamente cativam ainda mais a torcida, que está cada vez mais engajada e interessada em assistir aos jogos presencialmente e fotografar cada momento.

90 min

No artigo de hoje, vamos te dar 5 dicas para fotografar e editar imagens incríveis do verdão, para deixá-las com aspecto profissional e impressionar seus amigos.

1 – Configurando sua câmera

Em primeiro lugar, devemos estar com nossa câmera devidamente configurada para conseguir bons cliques.

Para isso, abra o aplicativo da câmera em seu celular e, caso ela não possua o “Modo Esportes” já predefinido, coloque-a no modo manual.

Aqui, vamos prestar atenção em apenas dois fatores: o ISO e a velocidade do obturador.
O ISO configura a sensibilidade do sensor da câmera – quanto maior a sensibilidade, mais clara fica a sua foto. Já a velocidade do obturador define quão rápida a fotografia será tirada: quanto mais rápido é o clique, menos luz entra no sensor, ou seja, mais escura fica a sua foto.

Como os jogos de futebol acontecem ao ar livre e, em sua maioria, de dia, não precisamos nos preocupar com um ambiente e uma imagem escura. Deixe seu ISO bem baixo, ao redor de 100 ou até achar que está bom.

Para o obturador, temos que deixá-lo o mais rápido possível, sem que a imagem fique apagada; dessa forma, vá diminuindo até o limite possível. Mesmo que a imagem fique escura, o importante é conseguir identificar todos os seus elementos: é mais fácil de corrigir um ambiente escuro na edição do que um ambiente excessivamente claro.

2 – Posicionando-se

Para conseguir uma boa fotografia, precisamos estar posicionados no melhor ângulo de visão possível.

Pode ser difícil conseguir ingressos para as cadeiras em frente ao campo, então foque apenas em conseguir um lugar alto, sem obstáculos na visão – como, por exemplo, os postes dos refletores – e perto do corredor.

Desse modo, mesmo que você esteja longe do campo, poderá levantar e sair do seu lugar sem grandes problemas, e descer alguns degraus para conseguir uma imagem mais próxima sem precisar abusar do zoom.

Seja criativo e explore as possibilidades do seu lugar na arquibancada: fotos tiradas atrás da rede do gol de cada time, ou na linha de divisão do meio do campo possuem uma perspectiva bem interessante!

3 – Selecionando as imagens

Após voltar para casa depois da sua sessão de fotos, precisamos selecionar quais imagens vamos usar.

Apesar das dicas de posicionamento e configuração da câmera, algumas imagens podem acabar saindo tremidas ou desfocadas, mas não se culpe! Estes são detalhes extremamente comuns nas fotografias de esporte, pois há muita movimentação inesperada em uma alta velocidade.

Escolha as fotos que estão mais nítidas, e separe também as mais visíveis dentre as imagens que ficaram embaçadas – sempre podemos corrigir alguns defeitos com a edição.

4 – Editando

Agora vem uma das partes mais divertidas de todo o processo, que é editar as imagens!

Além de realizar as correções de luz, cor e nitidez, você também pode usar e abusar da criatividade para criar designs exclusivos de seu time.

No site https://br.depositphotos.com/stock-vectors.html você encontra diversos PNGs, adesivos, efeitos e muitos outros recursos para incrementar ainda mais sua imagem.

Redação

Imagina criar um cartão personalizado ou um wallpaper exclusivo do Palmeiras pra você? Com o Deposit Photos, fica fácil!

Para recuperar as imagens que não ficaram tão boas, aumente a nitidez e mexa no brilho e no contraste da imagem. Caso seja necessário, realize leves alterações nas cores, para corrigir tons ou deixar a imagem mais viva.

Você pode acrescentar diversos efeitos ou adesivos baixados, e deixar sua imagem com um aspecto único!

5 – Compartilhando

Depois de fotografar, selecionar e editar todas as imagens desejadas, resta apenas compartilhá-las com o resto do mundo!

Para isso, devemos nos atentar ao modo de salvamento das imagens, dependendo de qual será o destino final delas.

Caso você deseje revelar as imagens em um fotógrafo, salve-as com uma resolução de 300 pixels por polegada (ppi, ou pixels per inch), e com um tamanho em torno de 10 cm de largura por 15 cm de altura – este é o padrão das fotografias reveladas, mas você sempre pode deixá-la maior ou menor.

Caso você queira apenas compartilhar a imagem em suas redes sociais, enviá-la por email ou mensagem ou usá-la como plano de fundo de seu celular ou computador, deve usar uma resolução de 72 pixels por polegada na hora de salvar.

Desse modo, a qualidade da sua imagem não será danificada no produto final.

Depois de todas essas dicas, aposto que você irá conseguir tirar ótimas fotografias nos próximos jogos do Palmeiras.

Aproveita e compartilha com a gente aqui nos comentários as fotos que você já tirou, e não esqueça de marcar nosso site nas suas novas fotografias!