7 ex-palmeirenses para ficar de olho na temporada europeia

A temporada 2021/2022 já começou na Europa, com as ligas nacionais rolando há algumas semanas, além das fases prévias das competições continentais. Como sempre, os jogadores brasileiros são destaques em praticamente todos os países, alguns deles com passagem pelo Verdão.

Separamos 7 ex-jogadores do Palmeiras para ficar de olho nesta temporada, desde as ligas mais tradicionais, como a Premier League e a Serie A Italiana, até as mais peculiares, como o Campeonato Suíço e o Turco. Confira!

Gabriel Jesus (Manchester City)

Foto: Getty Images

O primeiro da lista, evidentemente, é uma das maiores crias da Academia nos últimos anos. Parece que foi ontem que Gabriel Jesus arrebentou na conquista do Brasileirão pelo Palmeiras, mas o atacante já inicia sua 6ª temporada pelo Manchester City, atual campeão inglês.

O começo de campeonato mostra que Gabriel Jesus deve ter ainda mais espaço no Manchester City, um dos favoritos ao título nas previsões da Premier League das principais casas de apostas. Isso se explica pela saída de Sergio Aguero, que foi para o Barcelona, e pelo insucesso do clube na contratação de Harry Kane e Cristiano Ronaldo para o ataque. O camisa 9 vem se destacando nas primeiras rodadas, sendo titular em 2 das 3 partidas realizadas.

Carlos Vinicius (Benfica)

Foto: Getty Images

Você pode estar se perguntando o que um jogador que nunca atuou pelo Palmeiras faz na lista, mas o atacante Carlos Vinicius teve passagem pela categoria de base do Verdão entre 2014 e 2015 – era zagueiro, mas virou atacante depois que Gabriel Jesus subiu para o profissional.

Hoje, ele é um dos bons atacantes brasileiros no futebol europeu e vem de uma temporada positiva com a camisa do Tottenham, tendo marcado 10 gols (foi o vice-artilheiro dos Spurs na Europa League). O jogador de 26 anos retornou ao Benfica, mas é especulado em outros clubes do continente, como PSV Eindhoven e Zenit.

Arthur Cabral (Basel)

Foto: Divulgação/Basel

Ainda falando de atacantes, Arthur Cabral teve uma passagem relâmpago pelo Palmeiras – foram 5 partidas em 2019 e apenas 1 gol marcado antes de se transferir para o Basel, da Suíça. Por lá, se tornou a principal referência do clube, somando 32 gols nas últimas duas temporadas. Ele foi o brasileiro que mais marcou gols em ligas nacionais na temporada 2020/2021, com 18, superando nomes badalados como Neymar, Richarlison, Roberto Firmino e o próprio Gabriel Jesus – em que pese o nível técnico baixo do futebol suíço, é claro.

Na atual temporada, também começou em alta: já são nada menos que 7 gols em 3 partidas. O jogador chegou a ser especulado como reforço do Hertha Berlin, que recentemente perdeu o também brasileiro Matheus Cunha para o Atlético de Madrid, mas a tendência é permanecer pelo menos mais uma temporada no Basel.

Andrei Girotto (Nantes)

Foto: Reprodução/Twitter

Outro que teve uma passagem muito rápida pelo Palmeiras foi o volante Andrei Girotto, em 2015. Ele fez parte do elenco campeão da Copa do Brasil (primeiro título conquistado no Allianz Parque), além do vice-paulista no mesmo ano, mas nunca se firmou na equipe e acabou negociado.

Em 2017, chegou ao Nantes, clube que disputa a primeira divisão francesa, e foi ganhando espaço na equipe aos poucos. Na última Ligue 1, por exemplo, disputou 34 das 38 partidas (marcando 1 gol), sendo titular em 29 – ora como zagueiro, ora como volante. Andrei é avaliado em 4 milhões de euros (mais de R$ 24 milhões) e começa a chamar a atenção de outros clubes do país pela versatilidade.

Matias Viña (Roma)

Foto: Divulgação/Roma

Campeão do Paulista, Libertadores e Copa do Brasil com o Palmeiras, o lateral Matias Viña foi negociado com a Roma por 13 milhões de euros (R$ 80 milhões) até 2026 e já deixa saudades no elenco alviverde, apesar das chegadas de Joaquín Piquerez e Jorge.

Aparentemente, o uruguaio vem agradando o treinador português José Mourinho, já que foi titular absoluto em todas as partidas realizadas até aqui na temporada, tanto no Campeonato Italiano quanto na Conference League. Vale a pena acompanhar como o lateral irá se sair na Bota.

Vitor Hugo (Trabzonspor)

Foto: Divulgação/Facebook

Após duas passagens vitoriosas pelo Palmeiras, conquistando 4 títulos, o zagueiro Vitor Hugo resolveu seguir a carreira no futebol turco, se transferindo para o Trabzonspor. Desde que chegou ao clube, se tornou um dos pilares da defesa.

Com ele, o Trabzonspor foi 4º colocado na última edição do Campeonato Turco e se classificou para a Conference League, mas acabou eliminado pela Roma de Matias Viña. Agora, mira voos mais altos no torneio local, com 3 vitórias nas 3 primeiras rodadas.

Yan (Moreirense)

Foto: Divulgação/Moreirense

Revelado na Academia, o atacante Yan jogou apenas por alguns minutos no profissional do Palmeiras e acabou emprestado algumas vezes, passando por Sport Recife e Estoril Praia antes de chegar a seu atual clube, o Moreirense, que disputa a primeira divisão portuguesa.

Por lá, o jogador de 22 anos vem se destacando nas últimas temporadas. Na atual edição, foi titular em todas as partidas, marcando um gol, e deve aparecer com mais frequência no time principal. Yan tem contrato de empréstimo até junho de 2023, e seu vínculo com o Verdão termina seis meses depois.