A dez dias da final da Copa do Brasil, Abel Ferreira usará jogos do Brasileirão como laboratório

Sem tempo para treinar, português precisa dos jogos para tirar conclusões concretas sobre o elenco

Abel Ferreira e Andrey Lopes
Cesar Greco

O Palmeiras enfrenta o Grêmio pelo primeiro jogo da final da Copa do Brasil daqui a 10 dias. No entanto, antes da decisão, a equipe comandada por Abel Ferreira ainda tem mais três jogos do Brasileirão pela frente. E o próximo já é amanhã, contra o São Paulo, no Morumbi, às 21h30, em jogo atrasado da 34ª rodada.

Sem tempo para descansar os jogadores e muito menos para treinar a equipe, o português disse em entrevista coletiva, após o revés para o Coritiba, que os jogos seguintes servirão para avaliar os atletas.

“Estes jogos [os três restantes do Campeonato Brasileiro], acima de tudo, servirão para nós avaliarmos a matéria-prima que temos, avaliar o que queremos para o presente e o futuro, dar oportunidades para que todos possam jogar”, relatou.

Além de realizar a avaliação do desempenho técnico de cada jogador, Abel também usará estes jogos para entender melhor a posição que os atletas se sentem mais confortáveis em jogar e colocá-los nesta situação. Um exemplo é Gustavo Scarpa, que nos últimos dois jogos atuou por dentro, e não pelo lado do campo.

“Conforme o tempo vai passando, nós vamos conversando com os jogadores e entendemos as posições que se sentem mais confortável, melhor. E com isso conseguimos tirar o máximo rendimento de cada um. É verdade que o Scarpa já jogou na lateral esquerda quando a equipe precisou e sei que não é a posição que ele mais gosta. Também já jogou como extremo esquerdo. Agora, de fato, a posição que ele mais gosta é por dentro. Então, tendo esta janela [de jogos sem muita ambição] para poder dar aos jogadores esta oportunidade de mostrarem todo o seu valor e potencial, e para nós tomarmos a decisão mais concreta, o melhor é isto”, disse o técnico.

De volta à capital paulista, o Palmeiras começa a preparação para o clássico na manhã desta quinta-feira, às 11h, na Academia de Futebol.

Confira aqui a tabela palmeirense nesta reta final de temporada.