Abel Ferreira diz que Palmeiras fez “um bom jogo” diante do SPFC e mostra preocupação com lesões

Abel Ferreira
Reprodução

Não perder muitos atletas por contusões é a maior preocupação de Abel Ferreira neste momento

Abel Ferreira escolheu um esquema com três zagueiros para enfrentar, ontem à noite, o SPFC, em jogo que acabou com a vitória do rival por 1 a 0. Após a partida, em entrevista coletiva, o treinador palmeirense falou sobre esta escolha e analisou o jogo do Verdão.

“Desde que cheguei ao Palmeiras, no ano passado, nós usamos três esquemas e não só um. Utilizamos o tradicional 4-3-3, que é muito comum no Brasil. Eu pessoalmente gosto muito de jogar no 3-4-3, um sistema que já atuamos. E hoje, optei por 3-5-2. Portanto não é algo que não havíamos feito no passado”, explicou.

“Acredito que no primeiro tempo conseguimos desbloquear a marcação individual do nosso adversário. Fizemos boas movimentações com o Scarpa e o Zé para abrir o jogo interior e nos permitir atacar. Fomos uma equipe muito competitiva na primeira etapa, que conseguiu eliminar a marcação, mas faltou um pouco mais do ataque em profundidade. Isso tem haver também com as nossas capacidades físicas que nós, neste momento, ainda não temos. A equipe ainda tem muita margem para melhorar. Fica a sensação positiva de um bom jogo e de um mau resultado”, acrescentou.

Nesta semana, o Verdão, além do clássico de hoje, disputou duas decisões (Supercopa e Recopa) e não conseguiu sair vitorioso. Questionado se estas derrotas podem influenciar na confiança dos jogadores, Abel respondeu:

“Vou ser muito honesto: não, a equipe jogou sem este pensamento e desempenhou o seu melhor. Tentamos propor e ligar o nosso jogo, mesmo enfrentando um time que pressiona bastante. Ainda assim, como eu disse, conseguimos eliminar a primeira fase de pressão do nosso adversário e por alguns momentos ficamos por cima do jogo. O SPFC teve também a bola, mas quando observo o jogo, vejo que foi bem equilibrado”, disse.

Abel Ferreira falou de novo sobre o calendário

Por fim, o treinador comentou sobre a maratona que o Palmeiras tem pela frente (12 jogos em 26 dias) e qual é sua maior preocupação.

“Gostaria muito de ter colocado o Wesley hoje desde o início, mas ele sentiu um problema de pubalgia, assim como o Menino, que também sentiu uma dor no treino de hoje. Após estes jogos seguidos que teremos, vamos ver quais serão as consequências. Logicamente que neste mês não olharemos para o nome e sim para o rendimento, é por isso que os jogadores competem todo dia. Meu critério de escolha é o rendimento”, falou.

“Agora, [a sequência de jogos] é um desafio para mim também, nunca na minha vida de treinador tive tantos jogos seguidos, ano passado foi algo semelhante, mas agora é mais desafiador. O meu desejo é não perder muitos atletas por lesão. Sei que irá acontecer pois não somos máquinas. Minha única preocupação atualmente é que os atletas se hidratem bem, comam bem e durmam bem para poderem jogar de dois em dois dias”, finalizou.

O próximo jogo do Verdão já acontece neste domingo, quando a equipe encara o Botafogo, às 20h, pelo Campeonato Paulista.

Assista à entrevista completa de Abel Ferreira, em mais um trabalho da TV Palmeiras/FAM: