Abel Ferreira celebra títulos, mas prevê dificuldades: “A partir de agora passamos a ser um alvo”

Abel Ferreira
Reprodução

Treinador elogiou os atletas mais experientes

Em uma noite histórica, o Palmeiras encarou o Grêmio pela final da Copa do Brasil e venceu a partida por 2 a 0. Com este resultado, o Verdão conquistou o tetracampeonato do torneio.

Em entrevista coletiva após a partida, o técnico Abel Ferreira foi questionado sobre o que o Palmeiras deve fazer na próxima temporada para continuar no topo e conquistar mais títulos.

“Digo já com toda a sinceridade: vai ser muito difícil repetir uma temporada como essa. É bom que as pessoas tenham noção. A minha obrigação, da estrutura, dos patrocinadores, é criar condições para a equipe continue a crescer. Só assim vamos manter no topo. Nós temos que entender que se ficarmos iguais, vamos parar. Para mim, o grande segredo do sucesso é no momento que ganha perceber o que tem de melhorar e continuar a investir para continuar a crescer. Não é esperar que as coisas corram mal para trocar. A partir de agora passamos a ser um alvo. Todo mundo vai querer ganhar. Os adversários vão se sentir motivados para derrotar os campeões. Temos de estar preparados mentalmente”, disse o português.

Nesta temporada, na qual o Palmeiras conquistou a tríplice coroa (Paulistão, Libertadores e Copa do Brasil), o elenco recorreu a jogadores experientes e a jovens atletas. Na coletiva, Abel fez questão de ressaltar a importância desta mescla para o Verdão.

“A base é tão importante, como é importante termos um goleiro que é um dos melhores do mundo. Termos um central que é um campeão da exigência, entrega e qualidade, que é o Gómez. Temos um líder dentro de campo, que é o Felipe Melo. Além do Luiz Adriano, um jogador experiente que pode fazer os garotos crescerem. Não posso falar da base sem falar desses jogadores”, ressaltou.

“Quero saber se, quando estivermos em casa e eles [os garotos] errarem um gol ou passe, se vão vaiar ou aplaudir. E depois, caso queiram invadir o CT. Quem vai dar a cara: os garotos ou o treinador e os mais experientes? Temos que dar tempo ao tempo. Essa safra já está espremida. Vamos ter que esperar mais dois ou três anos para que esses jogadores amadureçam”, acrescentou.

Por fim, o treinador relembrou que, no começo da pandemia, o Verdão foi um dos únicos times a não demitir nenhum funcionário, e parabenizou o diretor de Futebol Anderson Barros e o gerente Cícero Souza.

“O trabalho do Barros (…), ele gere melhor o Palmeiras do que eu na minha casa. Ele me ajuda muito, sei que foi muito criticado quando cheguei, mas não sei o porquê. Passamos um período difícil, o Palmeiras foi um dos clubes que não despediu ninguém e digo com toda a sinceridade: queria reforços na equipe, mas se for para não pagar os salários dos funcionários, prefiro continuar assim e cumprir com a nossa obrigação”, destacou.

“E também tem o Cícero, que faz muito ao clube e eu não poderia deixar de fazer este elogio a ele. Porque os dois merecem”, finalizou.

Nesta segunda, Abel e parte do grupo palmeirense entraram em recesso e só voltam ao clube no dia 19.

Na próxima quinta-feira, o Verdão encara o São Caetano, pela primeira rodada do Paulistão, às 19h, no Allianz Parque.