Abel Ferreira crítica novamente o calendário brasileiro: “isso não existe”

Apesar da derrota, o treinador Alviverde elogiou o desempenho da equipe

Abel Ferreira
Reprodução

O técnico Abel Ferreira concedeu entrevista coletiva no estádio Couto Pereira, após o Verdão perder para o Coritiba por 1 a 0, e não escondeu sua irritação com o calendário do futebol brasileiro.

“Já é a segunda vez [que o Palmeiras joga uma partida com apenas um dia de folga]. Não sei quantas equipes no Brasileirão tiveram isso de jogar, recuperar e no terceiro dia jogar outra vez. Eu volto a dizer: isso não existe em lado nenhum, só no Brasil. As pessoas que organizam e tomam conta da marcação dos jogos têm que ter coragem para tomar decisões. Às vezes são difíceis, mas é para o bem de todos (…) A crítica que vem de fora ou da internet acalmou um pouquinho, mas em termos de posição é a mesma coisa. E é isso que eu digo que as pessoas têm que entender. A densidade competitiva que há aqui, não há tempo nem sequer para recuperar, quanto mais para treinar”, disse.

Há um pouco mais de três meses no Brasil, o português disse também que agora entende o porquê dos treinadores brasileiros durarem pouco tempo no cargo.

“Agora eu entendo por que aqui os treinadores só duram dois, três meses. Porque é impossível treinar nestas condições. E, por isso, quando você não ganha consecutivamente, estão sempre a trocar de treinadores. Faço aqui um desafio também, colocar a mão na consciência. Das equipes que mudaram de treinador, o que ganharam com essa mudança? Talvez o Brasil seja o local onde mais rodam treinadores, porque é muito difícil competir neste tipo de condições. Agora entendo porque os treinadores chegam aqui e vão embora. Se já é difícil num roteiro normal, imagina agora com a covid-19”, acrescentou.

Sobre a partida, o comandante palmeirense lamentou o resultado, mas afirmou que o 1 a 0 não traduziu o que foi o jogo.

“Foi um grande gol do lateral direito, com o pé esquerdo. (…) As melhores oportunidades foram nossas. Na minha opinião, o resultado não está de acordo com o que produzimos, mas temos que aceitar, porque, no final, o que conta são as bolas que entram”, observou.

O treinador também elogiou a atuação de quatro atletas: Scarpa, Esteves, Renan e Vinicius.

“Honestamente, perdemos o jogo, mas gostei muito da exibição do Scarpa pelo meio, do Lucas Esteves como lateral e como extremo, e do Renan. O Vinicius, também. Não merecia perder e fez um jogo consistente para quem só tinha uma partida pelo Palmeiras”, completou.

Com a derrota, o Palmeiras saiu de Curitiba com os mesmos 56 pontos e permaneceu na sexta colocação do Brasileirão. O próximo jogo é nesta sexta-feira: clássico contra o São Paulo, às 21h30, no Morumbi.