Abel Ferreira se declara culpado pela derrota

Abel Ferreira
Reprodução

Abel Ferreira lamentou a derrota, mas disse ter um “tremendo orgulho” da equipe

O Palmeiras poderia ter iniciado a temporada 2021 como terminou a última: ganhando títulos. Porém, em duas decisões por pênaltis (Supercopa do Brasil  e Recopa Sul-Americana), a equipe não conseguiu superar seus adversários e volta de Brasília com duas doloridas derrotas.

Abel Ferreira, em entrevista coletiva após o jogo de ontem, lamentou o resultado negativo e o fato de não poder atuar no Allianz Parque e, além disso, atribuiu a si próprio a culpa pela derrota.

“Infelizmente o jogo teve de ser realizado aqui, preferia que fosse na nossa casa, no Allianz. Por circunstâncias alheias a nós, não foi possível. E sobre o jogo, do outro lado há uma equipe de qualidade, intensa, argentina… porém podemos estar aqui e dar as desculpas que quiser, mas o que fica é o resultado, é o que conta. Tivemos pouco menos de um minuto de levantar a taça e não fomos capazes de conseguir. Tivemos também uma expulsão e um pênalti perdido, mas o futebol é isso. E no futebol, ainda mais no Brasil, temos de encontrar culpados e o culpado sou eu”, afirmou.

“No primeiro tempo, criamos mais oportunidades que nosso adversário, podíamos ter feito mais gols. Tentamos da maneira que nós sabemos, um gramado que não estava em boas condições, cheio de buracos, mas para as duas equipes. Foi um jogo muito competitivo, muito equilibrado, e tivemos tudo, como contra o Flamengo, para poder vencer. Há detalhes que fazem diferenças”, acrescentou.

Abel Ferreira e a parte mental do elenco

Depois de passar cinco dias em Brasília, a equipe volta a São Paulo e na sexta-feira já tem um clássico contra o SPFC pela frente, em jogo válido pelo Paulistão. Após as duas derrotas na capital federal, Abel ainda comentou sobre a dificuldade que será reerguer o ânimo e o psicológico da equipe.

“Vai ser um desafio. Foram dois jogos que perdemos nos pênaltis, com tudo para ganhar durante o tempo normal. Temos que aguentar a dor, não há outra forma, temos que sofrer, que é o que sinto agora. Para perder é preciso chegar aqui. Essa equipe ganhou o Paulista, não comigo. Perdeu um Brasileirão porque era impossível com o calendário que tínhamos, ganhamos a Libertadores porque fomos à final, perdemos o Mundial porque fomos à final e perdemos a Supercopa e a Recopa porque também fomos para a final. Tenho um orgulho tremendo dessa equipe. Vai ser um ano duro, mas é aguentar, suportar e seguir em frente”, finalizou.

Além de jogar o clássico na sexta, o Palmeiras tem na semana que vem a estreia na Libertadores 2021, contra o Universitário (PER), às 21h.