Abel Ferreira e João Martins serão réus amanhã no STJD

STJD

Palmeiras e Flamengo também serão julgados pelos tumultos na entrada para o vestiário 

A Quinta Comissão Disciplinar do STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) julgará nesta sexta-feira, às 11h, o técnico Abel Ferreira e seu auxiliar João Martins pelas expulsões na partida diante do Flamengo, na decisão da Supercopa do Brasil, em jogo que foi disputado no Mané Garrincha, em Brasília. A sessão será feita virtualmente e terá transmissão do site do STJD.

Aos 30 minutos do primeiro tempo, Leandro Vuaden, árbitro daquela partida, mostrou o segundo amarelo para o comandante palmeirense e o expulsou do jogo. Minutos antes do ocorrido, o português reclamou da falta de critério do gaúcho em não dar amarelo para Diego, que fez falta dura em Breno Lopes.

Já seu assistente, João Martins, foi ejetado do duelo nos acréscimos do jogo, com um cartão vermelho direto.

Os dois foram denunciados por infração ao artigo 258 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) – “Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”. A pena prevista é de suspensão de uma a seis partidas.

Clubes também estão na mira do STJD

Além de julgar a dupla palmeirense, o STJD denunciou também os dois clubes, Palmeiras e Flamengo, pelo tumulto ocorrido no último minuto da partida. Perto do final do jogo, houve uma correria em direção ao túnel que dá acesso aos vestiários.

De acordo com a Procuradoria, as equipes serão julgadas porque “tais fatos tiveram grande destaque na imprensa desportiva e foi reunido vídeos e links como provas no processo com o objetivo de comprovar a ocorrência da infração”. Os clubes correm risco de receberem multa de até R$ 20 mil, cada.

Vuaden relatou ofensas de Abel na súmula, mas técnico desmentiu em entrevista

Leandro Vuaden
Cesar Greco

Na súmula da partida, Leandro Vuaden relatou que Abel foi expulso por “contestar de forma ofensiva as decisões da arbitragem, proferindo as seguintes palavras: ‘você é um tendencioso do caralho’ reiteradas vezes, inclusive saindo de sua área técnica. Informo que o mesmo já havia sido advertido verbalmente e com cartão amarelo por sua conduta inadequada. Relato também que me senti ofendido com as palavras a mim dirigidas”, escreveu.

Já o técnico palmeirense, em entrevista coletiva após o duelo, deu uma versão diferente do ocorrido:

“Eu disse isto: ‘duas equipes do mesmo tamanho, na minha opinião, mereciam um árbitro do mesmo nível’ (…) Fui expulso por reclamar de um amarelo claro [carrinho de Diego em Breno Lopes] e porque estava na emoção do jogo”, disse Abel.