Abel Ferreira lamenta por segundo tempo e bate na imprensa

Abel Ferreira concede entrevista coletica após jogo com o Flamengo no Maracanã
Reprodução

Parte “sensacionalista” da imprensa foi alvo das críticas de Abel Ferreira, que não poupou ironias para reclamar

Pela primeira vez desde 2009, o Palmeiras saiu derrotado na estreia do Campeonato Brasileiro. Atuando no Rio de Janeiro, contra o Flamengo, o Verdão perdeu por 1 a 0 com um gol sofrido na segunda etapa. Em entrevista coletiva, o técnico Abel Ferreira fez uma avaliação da partida e falou o que fez a diferença para o adversário.

“Na minha opinião, o primeiro tempo foi muito equilibrado. Um jogo entre muito boas equipes. É verdade que na primeira parte, a grande oportunidade é nossa, em que o goleiro do nosso adversário faz uma defesa incrível. Poderíamos ali ter saído na frente do marcador. Finalizamos mais no primeiro tempo, 6 contra 3. Porém, na etapa final o Flamengo foi melhor. Eles finalizaram 11 vezes, contra seis nossas. Conseguiram no corredor esquerdo, com o Bruno Henrique, desequilíbrios individuais, numa tabela simples, um toque e passa. O jogo se decidiu neste detalhe: qualidade individual de um jogador que aproveitou muito bem as duas vezes que saiu livre da marcação”, analisou.

“A partir do gol, o Flamengo controlou o jogo, procurou defender o resultado, estavam em vantagem. Nós procuramos arriscar, ou pelo menos tentamos em uma cabeçada do Rony. Teve também um arremate do Menino, ainda que sem tanto perigo. Portanto, na primeira parte fomos melhores, poderíamos ter feito um gol; na segunda, o adversário foi melhor”, acrescentou.

O comandante alviverde comentou também sobre as substituições realizadas no segundo tempo, principalmente as entradas de Gustavo Scarpa, Zé Rafael e Wesley, que substituíram Raphael Veiga, Luiz Adriano e Patrick de Paula.

“Refrescar o meio-campo. As minhas alterações foram no sentido de dar velocidade à equipe, refrescar, procurar com o Scarpa também termos a bola, a técnica; com o Zé Rafael, uma progressão e a marcação forte e com o Wesley, um pouco mais de criatividade porque ele tem o drible”, explicou.

Abel Ferreira esclarece declaração feita antes do jogo e critica a imprensa

Na chegada ao Maracanã, Abel Ferreira falou com a imprensa e foi questionado sobre a cultura do futebol brasileiro e, principalmente, sobre a demissão de Alberto Valentim do time do Cuiabá. A resposta repercutiu bastante nas redes sociais e o treinador falou mais sobre o tema na coletiva pós-jogo.

“Sobre a resposta [pré-jogo], é preciso ter o contexto da pergunta. Questionaram se eu estava chateado com as críticas no futebol brasileiro e com a cultura de demissão de técnicos do país. Eu contextualizei e disse que estou grato ao futebol brasileiro, porque aqui ganhei meus primeiros títulos. Até então eu havia treinado equipes de média dimensão. De fato, quando cheguei no Palmeiras falei que para juntar títulos a minha carreira teria que treinar grandes clubes como é o Palmeiras. E na sequência da resposta, falei da demissão do Valentim e que eu, dentro dessa perspectiva e até a data de hoje, ainda não fui despedido. Foi só isso que disse”, esclareceu.

Abel mostrou irritação sobre uma parte da imprensa e foi bastante irônico para criticar:

“O que eu sinto sinceramente é que o português de Portugal é diferente do [português] do Brasil. Acabei minha conferência de imprensa diante do SPFC dando parabéns a eles, mas ninguém passou isso. Acho que devo começar a falar mais devagar porque entendem mal”, disse.

“Na última entrevista disse que estou em um grande clube, com grandes jogadores, mas tenho pena que vocês aqui, ou alguns da imprensa, já que não posso colocar todos no mesmo saco… Alguns são sérios e verdadeiros e passam a mensagem correta de tudo aquilo que digo. Outros são sensacionalistas, dramáticos. Fiquei extremamente aborrecido porque não passaram os meus últimos 30 segundos da entrevista coletiva depois do jogo de domingo, só pode ser de má fé. Ou não sei. O que posso dizer é que falo aos meus atletas que tudo que vem de fora tem de nos tornar mais fortes”, concluiu.

O Verdão buscará a reabilitação no campeonato no próximo domingo, quando atuará diante da Chapecoense, no Allianz Parque.