Abel vê vitória justa do Palmeiras e elogia partida de Rony

Abel Ferreira concede entrevista coletiva após vitória do Palmeiras sobre o Defensa Y Justicia pela Libertadores
Reprodução

Abel fez também duras críticas ao calendário e à Federação Paulista de Futebol

O Palmeiras visitou o Defensa Y Justicia na noite desta terça-feira, pela terceira rodada da primeira fase da Libertadores, e venceu os argentinos por 2 a 1. Com a vitória, a equipe manteve os 100% de aproveitamento na competição e enfrenta na próxima rodada o Independiente Del Valle, no Equador.

Após o triunfo palmeirense, o comandante Abel Ferreira concedeu entrevista coletiva e fez uma análise da partida, principalmente sobre a dificuldade encontrada pelo Verdão na primeira etapa.

“O sistema mais defensivo que existe foi exatamente como o Defensa y Justicia jogou, foi assim que eles conseguiram empatar com o Independiente [Del Valle]. Atuaram com uma linha de cinco defensores, quatro à frente e apenas um centroavante. Foi uma equipe que jogou na retranca à espera dos nossos erros, que é muito competitiva e que ficou esperando uma bola parada ou contra-ataque”, analisou.

“Nós, com paciência, procuramos a altura certa para fazer os nossos gols. Tivemos no final do primeiro tempo uma com o Rony e não conseguimos, na segunda parte tivemos dois gols, mais uma assistência do Luan para o Veiga. Acho que foi uma vitória justa de uma equipe que é jovem e vai aprendendo com essa maturidade”, concluiu Abel.

O treinador ainda elogiou o desempenho de Rony. “Eu apenas indico o caminho aos jogadores. O mérito é deles, é da equipe, é do Rony. É um jogador que qualquer treinador quer ter, intenso, técnico, que defende, que ataca… Acreditamos que o futebol moderno é isso, é intensidade e velocidade. É chegar na área e não estar na área. E ele nos dá tudo isso”.

Por fim, Abel elogiou a versatilidade ofensiva do camisa 7: “Pode fazer qualquer uma das posições na frente: centroavante ou ponta. O Rony aceitou o desafio da equipe técnica, mas tudo o que está acontecendo é fruto do trabalho, da dedicação dele e do jogo coletivo. Ficamos felizes porque quando temos uma organização forte, a qualidade individual emerge e é isso que vemos com Rony e outros jogadores”, disse.

Abel critica FPF e volta a falar do calendário

Desde quando o futebol no Estado de São Paulo retornou, o Palmeiras vem enfrentando uma maratona de jogos e entra em campo praticamente a cada dois dias. O técnico Abel Ferreira, que já fez duras criticas ao calendário e ao planejamento do futebol brasileiro, voltou a tocar neste assunto na coletiva de ontem.

“Temos 24 horas para preparar cada jogo. Já falamos o que significa o Paulista para nós. Eu sei que muita gente fala do nosso planejamento, da nossa organização, mas nós não controlamos a pandemia. Não temos culpa de ter que fazer dois jogos a cada três dias. Portanto, temos que priorizar competições”, afirmou.

“No Paulista, vamos fazer o que for possível. Vamos tentar escalar a melhor equipe, mas sabendo que tem jogadores que jogaram hoje e não podem jogar daqui a dois dias. Já temos jogadores lesionados, fruto da pandemia e da organização dos jogos, que nada tem a ver com a organização do treinador ou da estrutura de futebol do Palmeiras, que quer entrar para vencer todas as competições. Se contra o Santos tivermos que entrar com o sub-17, vamos com o sub-17. Ou com o sub-20. Vamos dar o nosso melhor no Paulista. Foi o que prometemos”, acrescentou.

Além disso, o português relembrou o episódio antes do jogo contra o SCCP, pela primeira rodada do estadual, em que a Federação Paulista de Futebol negou o pedido do Palmeiras em adiar o Derby, que foi marcado para acontecer entre as finais da Copa do Brasil.

“Contra o SCCP, nós pedimos para adiar o jogo e não adiaram. É bom a gente falar isso para quem está comentando de casa e não sabe ‘patavina’ disso. Nós pedimos para não meterem o Derby no meio da Copa do Brasil e ninguém quis saber. Não foi o Palmeiras que quis jogar com o SCCP no meio da Copa. Então, quando a própria organização [FPF] não quer saber do Paulista, nós vamos ter que priorizar a Libertadores. Vamos fazer nosso melhor no Estadual. Se der para ganhar, ganhamos. Se não der para ganhar, seguimos em frente como vamos fazendo, dando nosso melhor a cada jogo”, encerrou.