André Sica explica processo para a liberação de Dudu e Pedrão

André Sica, advogado do Palmeiras

“Sensação de marcar e comemorar um gol”, descreveu André Sica sobre o sucesso na ação

Na tarde de ontem, o Palmeiras anunciou que o departamento jurídico do clube conseguiu a liberação do atacante Dudu e do zagueiro Pedrão junto à Fifa para atuarem imediatamente pelo clube. A dupla, que retornou de empréstimo na quinta-feira, em princípio só poderia entrar em campo no dia 1º de agosto, data de abertura da janela internacional de transferências. Com o sucesso na ação, ambos só dependem agora do registro no BID da CBF para ficarem à disposição de Abel Ferreira.

Em entrevista à TNT Sports, André Sica, advogado do clube, contou como o departamento jurídico do clube agiu para que o resultado fosse positivo, já que não havia precedentes para este tipo de caso.

“Somos muito próximos do Departamento de Futebol. O departamento jurídico é bastante proativo também, então se antecipa às questões. A partir do momento em que o Al-Duhail não exerceu a opção de compra do jogador, nós começamos a estudar como enquadraríamos uma exceção pra tentar trazê-lo de volta ao time antes da janela”, iniciou.

“Não havia precedente mesmo. Foi um movimento inédito. Por exemplo: existem instruções da Fifa em relação a períodos pandêmicos e términos de contrato durante vigência da pandemia, sobre possibilidade de extensão de contrato, de renovação, mas o caso específico de transitar um atleta fora da janela não era previsto como exceção. E, pelo menos no Brasil a gente sabe que isso ainda não tinha acontecido”, acrescentou o advogado do Verdão.

O jurista explicou ainda qual foi a estratégia para conseguir a liberação.

“A gente atacou da seguinte forma: no momento que realizamos os empréstimos, nós tomávamos por base as datas habituais das janelas. É assim que todo mundo procede, justamente para casar o fim do empréstimo com o retorno do atleta. Mas em razão da pandemia, que foi um caso de força maior, essas janelas sofreram alterações inesperadas. E essas alterações permaneceram no Brasil por mais tempo do que em outras jurisdições”.

“Por exemplo: na Europa a regularização da janela já havia acontecido para o meio do ano. As datas voltaram para os padrões normais. O Brasil foi uma das poucas jurisdições que permaneceram com uma janela de meio do ano fora do padrão. E isso traria um prejuízo inesperado pro clube e pro atleta, que bancaria o atleta sem poder utilizar e o jogador se mantendo ativo, mas sem poder exercer sua profissão”, explicou Sica.

Sobre as alterações das datas, prosseguiu: “As janelas de transferências, historicamente, obedecem datas pré-determinadas. A primeira começa em janeiro e termina em março. Depois vai de julho até fim de agosto. Mas por conta da pandemia, essas janelas se deslocaram. A de julho se deslocou inteira pra agosto. Então você perdeu um mês. A nossa foi mais para frente e não voltou em razão da pandemia em níveis altos. Como a Europa controlou melhor a pandemia, as janelas se normalizaram mais rápido. Foi dessa forma que atacamos e obtivemos o resultado inédito”, completou.

André Sica descreve a sensação como a de ter marcado um gol

O advogado do Palmeiras afirmou ainda que a resposta da Fifa aconteceu de forma rápida e contou qual foi a sensação ao saber o desfecho favorável ao Palmeiras.

“Foi super rápido [o processo]. A gente só teve a possibilidade de fazer esse pedido quando pudemos pedir o retorno do atleta. Você não pode pedir com antecedência. Então a gente se estruturou desde maio, mas efetivamente fizemos o pedido no dia 30 de junho. Tanto a CBF quanto a Fifa foram muito ágeis. Já conversávamos com eles sobre a possibilidade e no momento que eles receberam o ofício, foram rápidos”, disse.

“A recepção foi a melhor possível. Primeiro pelo trabalho jurídico, que foi muito bom. Nós já estamos colecionando um histórico de bons resultados, mas o legal é poder efetivamente fazer parte de um processo. Ajudar, sabe? Conseguir materializar essas vitórias na recepção e repercussão da torcida, que tem sido enorme, é muito gratificante. É por isso que se torna tão gostoso e prazeroso trabalhar na área que trabalhamos. Conseguimos ter um pouco da sensação de marcar e comemorar um gol”, finalizou.

Após a regularização na Fifa, o clube agora espera pela aparição dos dois atletas no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.