Após 3 meses fora, Gabriel Veron celebra volta aos gramados

Gabriel Veron, do Palmeiras, em partida contra a Universidad Católica no Allianz Parque
Cesar Greco

Pela segunda vez, Gabriel Veron passou por um cronograma especial de treinamentos

Na última quarta-feira o Palmeiras venceu a Universidad Católica por 1 a 0, no Allianz Parque, e garantiu a classificação para as quartas-de-final da Libertadores. Além da vaga à fase seguinte, o duelo foi especial também pelo retorno de Gabriel Veron aos gramados.

Veron entrou no lugar de Deyverson, aos 41 minutos. O atacante voltou a defender o Verdão depois de mais de três meses afastado devido a uma lesão muscular na coxa esquerda – seu último jogo havia sido contra o Defensa Y Justicia, pela Recopa Sul-Americana, em Brasília.

Apesar do pouco tempo em campo, o camisa 27 conseguiu ainda criar uma grande chance que quase culminou em um gol de Dudu.

“Senti como se eu tivesse estreando pelo clube. Mais de três meses fora dos gramados. Veio aquele frio na barriga. Mas eu estou muito feliz por voltar a jogar e também pela classificação do grupo”, disse Veron.

Palmeiras usou de toda cautela para devolver Gabriel Veron a campo

Considerado um dos maiores talentos do Palmeiras dos últimos anos, Gabriel Veron conviveu com problemas musculares desde que foi integrado ao elenco principal. Na temporada passada, o atleta lesionou a coxa três vezes; uma dessas lesões o tirou da disputa do Mundial de Clubes, em fevereiro.

No começo desta temporada, enquanto alguns jogadores receberam férias, Veron passou por um cronograma individualizado junto ao Núcleo de Saúde e Performance. Entretanto, ao voltar a equipe, sofreu uma lesão já na segunda partida em campo. Por conta disso, o clube decidiu mudar a abordagem em relação ao atleta.

“Se fizermos sempre as mesmas coisas, os resultados serão iguais. No caso dele, vai continuar tendo as lesões. Então vamos corrigir esse rumo. O Núcleo de Saúde e Performance e o nosso coordenador científico são extremamente capazes de corrigir esse rumo e dar a condição ao Veron de ser o que ele era, o que com certeza ele voltará a ser”, chegou a dizer Anderson Barros em abril, aos canais SporTV.

A nova estratégia do clube envolveu esticar mais o tempo em que o atleta passou pelo estágio de transição física, para que seu progresso fosse feito de maneira gradual. O Palmeiras chegou a marcar um jogo-treino contra o XV de Jaú somente para colocar Veron em uma situação mais parecida com a de uma partida.

Aos 18 anos, Gabriel contabiliza 45 partidas no profissional do Palmeiras e 11 gols marcados.