Crise de tosse tumultua o sorteio da arbitragem e torcida do Palmeiras surta

Um episódio insólito tumultuou o sorteio da arbitragem para a rodada do fim-de-semana do futebol brasileiro. O ex-árbitro Claudio Cerdeira teve uma crise de tosse no momento de fazer a leitura dos árbitros sorteados, se enrolou todo e leu os nomes na coluna errada. Diante da crise, o Coronel Marinho assumiu a leitura, e corrigiu o nome do árbitro lido erradamente para o Derby: Anderson Daronco, em vez de Wilton Sampaio.

Daronco tem o histórico recente de ter nos roubado no Derby do segundo turno do Brasileirão do ano passado, o que praticamente decidiu o campeonato em favor da ORCRIM de Itaquera. Foi o suficiente para que nossa torcida surtasse na internet, imaginando algum tipo de esquema mirabolante.

Basta assistir ao vídeo inteiro, no entanto, para entender o mecanismo do sorteio e perceber que foi apenas uma trapalhada de Cerdeira, algo que ele fazia com frequência enquanto apitava.

Foi Claudio Vinicius Cerdeira quem, no estádio Olímpico, na Libertadores de 1995, expulsou Rivaldo injustamente e mostrou o vermelho a Válber e manteve Danrlei, que protagonizou a briga, em campo – no 10 contra 9, sem os dois meias criativos do Palmeiras em campo, o Grêmio construiu o placar de 5 a 0. No 11 contra 11, o Palmeiras fez 5 a 1 no jogo da volta, e ficou a um gol de levar o confronto para os penais, num jogo memorável.

Cronologia do sorteio

Até os 2:00 – Explicação da mecânica do sorteio: são seis bolinhas, 3 pares e 3 ímpares, retiradas de cada pote e colocadas no globo. As duas primeiras extraídas do globo são descartadas e vale a terceira. Se for ímpar, os árbitros são da coluna “alfa”, se for par, da coluna “beta”. Todos os jogos estão listados com árbitros pré-selecionados nas duas colunas.

A partir de 2:00 – Leitura dos jogos de todas as séries e dos possíveis árbitros. Na série A, os árbitros pré-selecionados foram os seguintes (primeiro a coluna “alfa” e depois a “beta”):

Vasco x Vitória – Jean Pierre ou Dewson Freitas
SCCP x Palmeiras – Anderson Daronco ou Wilton Sampaio
Grêmio x Inter – Wilton Sampaio ou Raphael Claus
Atlético-PR x Atlético-MG – Luís Flávio ou Bruno Arleu
Chapecoense x Flamengo – Leandro Vuaden ou Rodolpho Toski
Bahia x SPFC – Dewson Freitas ou Leandro Vuaden
Botafogo x Fluminense – Raphael Claus ou Anderson Daronco
Ceará x América – Eduardo Valadão ou Wagner Reway
Santos x Paraná – Wagner Reway ou Jean Pierre
Cruzeiro x Sport – Bruno Arleu ou Eduardo Valadão

A partir de 7:40 – As bolinhas são sorteadas até chegarem na definição que a coluna válida é a “alfa”.

A partir de 10:00 – Cerdeira começa a ler os árbitros definitivos para cada jogo (em negrito, na lista acima) e tem a crise de tosse, se atrapalha e lê a coluna “beta”, no que é corrigido pelo Coronel Marinho, que prossegue a leitura da maneira correta.

Aparentemente, não houve nenhuma mutreta e não há motivo para nenhuma revolta de nossa torcida.

Provavelmente seremos roubados de qualquer jeito; se não fosse pelo Daronco, o Wilton faria o serviço. Acalmem-se.