Contra o Cuiabá, Palmeiras terá um confronto inédito no domingo

Vitor Castanheira comandará o Palmeiras na partida contra o Cuiabá
Cesar Greco

Invicto quando comandado pelos auxiliares, equipe deverá ter contra o Cuiabá a presença de Vitor Castanheira no banco de reservas

Classificado às semifinais da Copa Libertadores, o Palmeiras busca agora a reabilitação no Campeonato Brasileiro, torneio pelo qual a equipe vem de duas derrotas consecutivas, contra Fortaleza e Atlético-MG.

Cinco pontos atrás do líder do campeonato, o Verdão fará às 11h de domingo,  no Allianz Parque, seu primeiro jogo na História contra o Cuiabá. Criado pelo ex-atacante Gaúcho (1964-2016), o time de Mato Grosso completará no mês de dezembro seu 20º aniversário de fundação. Na temporada passada, conseguiu seu primeiro acesso à Série A após terminar a Série B em quarto lugar.

Para este confronto, o Verdão tem como desfalques certos o meio-campista Patrick de Paula, o técnico Abel Ferreira e seu auxiliar João Martins, todos expulsos pelo árbitro Bruno Arleu no duelo diante do Atlético-MG. Sendo assim, o time deverá ser comandado por Vitor Castanheira.

Jogo contra o Cuiabá será o 11° em que o time será comandado pelos auxiliares de Abel

Contabilizando apenas as partidas em que o Palmeiras foi treinado pelos auxiliares de Abel Ferreira, seja por suspensão, afastamento por Covid-19 ou férias, o retrospecto é amplamente favoravél: em dez partidas, são cinco vitórias e cinco empates (66,6% de aproveitamento).

Reposição imediata de Abel, João Martins comandou o Verdão em nove jogos, contra Santos (duas vezes), Libertad, Bahia, Atlético-GO, São Caetano, Ferroviária, São Bento e Fluminense. Já Castanheira só esteve à frente da equipe no duelo contra o Ceará, no jogo da volta das quartas-de-final da Copa do Brasil de 2020, que terminou em empatado em 2 a 2.

A três rodadas do fim do primeiro turno do Brasileirão, o Palmeiras pode alcançar o melhor primeiro turno de sua História caso vença as três próximas partidas. Além do Cuiabá, o Verdão também atuará contra o Athletico-PR, no próximo sábado, e Ceará, confronto que está marcado para o dia 5 de setembro, mas que deve ser adiado pela CBF por ser uma data FIFA.