“Damas” e “xadrez”: as analogias de Roger Machado a dois dias da final

Roger MachadoComo sempre ocorre às sextas-feiras, Roger Machado concedeu mais uma vez sua tradicional coletiva – desta vez, com o tempero especial de ser antevéspera de um Derby que decide um campeonato.

Nosso treinador deixou claro que vai iniciar o jogo colocando pressão em cima do adversário, independentemente da vantagem de um gol conseguida em Itaquera.

Roger confirmou que a realização do treino aberto no sábado obrigou a comissão técnica a condensar as atividades de sexta, já que uma série de movimentações não podem ser feitas em público – mas deixou claro que pelo apoio e pelo contato com o público, vale a pena.

O treinador guardou para a parte final da entrevista suas já famosas analogias. Primeiro comparou o futebol a dois exércitos que precisam de estratégias para vencer uma batalha. Finalizou com uma pérola: disse que o todos os países sempre jogaram “damas” no futebol, se referindo à simplicidade das estratégias. Perceberam que se continuassem a jogar “damas”, nunca venceriam o Brasil, aí passaram a jogar “xadrez”, sofisticando as estratégias, e que o Brasil continuou jogando “damas”. Finalizou dizendo que quando o Brasil aprender a jogar “xadrez”, volta a pular à frente e “nunca mais eles pegam a gente de novo”. É uma figura!

Confira a entrevista completa abaixo, em mais um trabalho da TV Palmeiras/FAM.