De virada, Palmeiras vence o União-MT na estreia da Copa São Paulo

Jogando no estádio da Fonte Luminosa, o Palmeiras estreou na Copa São Paulo de Juniores vencendo o União, de Rondonópolis, por 3 a 1, de virada. Desfalcado de vários jogadores que disputaram a temporada 2019 no sub-20 – por vários motivos – o time mostrou que mesmo assim pode ser competitivo e ir longe no torneio.

O União abriu o placar antes dos 15 minutos do primeiro tempo, numa jogada de escanteio. O campo ainda estava encharcado diante  de um dilúvio que havia caído sobre a cidade de Araraquara horas antes, dificultando o toque de bola – pior para o Palmeiras, mais técnico.

Mas a chuva deu uma trégua e o gramado, com boa drenagem, foi secando. Assim, o time do Palmeiras começou a impor sua maior qualidade e passou a incomodar a meta do time sul-matogrossense, sobretudo com Marcelinho e Gabriel Silva. Mesmo assim, o primeiro tempo terminou com o passeio da zebra, com o placar insistindo em ficar 1 a 0 para o União.

No segundo tempo, no entanto, o Palmeiras virou o jogo rapidamente. Aos 2 minutos, Henri empatou de cabeça, após cobrança de escanteio curto do lado esquerdo. Aos 5, Danilo cobrou falta da direita, praticamente encostado no escanteio, e meteu uma linda curva na bola, que entrou no ângulo do goleiro Evandro, do União. Um golaço.

Com o placar  a favor, o time do Palmeiras passou a jogar de forma mais cadenciada, sem forçar. O União, por sua vez, sentiu o golpe da virada e não esboçou reação. Assim, o segundo tempo seguiu arrastado. Aos 35, Ramon fez lindo lançamento para Gabriel Silva por trás da zaga; o camisa 10 entrou na área e foi calçado por trás – o juiz não teve alternativa a não ser apontar o pênalti. O próprio Gabriel Silva bateu e aumentou o placar.

Já nos descontos, o atacante Lucas Cordeiro apostou corrida com a zaga, invadiu a área e foi derrubado – mais um pênalti. O próprio Lucas Cordeiro bateu, mas o goleiro Evandro defendeu. Pouco depois, o árbitro encerrou a partida.

O Palmeiras volta a campo no domingo às 16h, contra o Petrolina (transmissão do SporTV e do globoesporte.com). O União joga contra a Ferroviária na preliminar, às 13h45.