Defesa que ninguém passa! Palmeiras termina temporada com menor média de gols sofridos entre todos os clubes

Gustavo Gómez e Luan
Cesar Greco

Time manteve-se no topo de melhores defesas nas competições que atuou

Com a vitória por 2 a 0 sobre Grêmio, na final da Copa do Brasil 2020, o Palmeiras terminou a temporada como o time com menor média de gols sofridos entre todos os clubes: 0,72 (sem contar torneios amistosos).

Foram 55 gols tomados em 77 partidas. Essa média supera a do vice-campeão Brasileiro Internacional, que viu suas redes sendo balançadas por 56 vezes em 68 partidas (0,82). Nas competições que disputou nesta temporada, o Verdão foi a terceira melhor defesa do Brasileirão (37) e a melhor na Libertadores (6 – empatado com o Boca Juniors). Na Copa do Brasil, a equipe manteve a boa média e sofreu apenas quatro tentos em oito jogos.

Estes bons números foram alcançados mesmo com o time atuando com sua última linha modificada por conta do surto de Covid-19, convocações e lesões. Emerson Santos, jogador que quase nunca era utilizado, e Renan, jovem da base de 18 anos, tiveram que atuar juntos em jogos decisivos, como nas quartas-de-final da Copa do Brasil contra o Ceará, e mostraram bom desempenho.

Alan Empereur e Kuscevic, zagueiros contratados no meio da temporada, também jogaram partidas importantes. Até Gustavo Scarpa foi acionado e por algumas vezes teve que fazer a lateral-esquerda.

Outro índice que reflete esta solidez defensiva do time é o fato de Weverton passar 50% dos jogos que disputou nesta temporada sem sofrer nenhum gol. Das 70 partidas que esteve em campo, o arqueiro não levou gol em 35 oportunidades – recorde do clube neste século.