Derby tem recorde de Crias da Academia relacionadas e três estreias

Gustavo Garcia
Cesar Greco

Garcia, Fabinho e Giovani entraram no segundo tempo

A poucos dias de enfrentar o Grêmio pela finalíssima da Copa do Brasil, o Palmeiras foi a campo ontem à noite, no Itaquerão, contra o SCCP, com um time repleto de jovens jogadores. Ao todo, foram relacionadas 16 Crias da Academia, estatística que supera o recorde da temporada passada, quando na última rodada do Brasileirão, diante do Atlético-MG, Abel levou 15 atletas oriundos da base para o jogo.

Dos 16 relacionados, 11 deles entraram em campo: Vinicius Silvestre, Gabriel Menino, Renan, Lucas Esteves, Danilo, Gabriel Silva, Victor Luis e Rafael Elias, além dos estreantes Gustavo Garcia, Fabinho e Giovani.

O primeiro a entrar foi o lateral-direito Gustavo Garcia, aos 24 minutos da segunda etapa. Campeão Mundial sub-17, em 2019, pela Seleção Brasileira, e multicampeão na base Alviverde, o garoto de 19 anos está no Verdão desde 2014.

“Primeiramente, quero agradecer a Deus, aos meus familiares e a quem sempre esteve comigo. Acho que não só o meu sonho, mas como o deles também. Claro que Deus tem muito para mostrar para a gente ainda. Mas, eu, com 19 anos, estou muito feliz. Senti muito frio na barriga, acho que é normal em um jogador jovem, ainda mais estreando em um Derby. Agradeço muito os profissionais do Palmeiras”, disse ao site oficial do clube.

Outro atleta colecionador de títulos na base, que fez seu primeiro jogo como profissional, foi o meio-campista Fabinho. No Palmeiras desde 2015, o jogador de 18 anos entrou no lugar de Gabriel Menino, aos 35 minutos do segundo tempo.

“Muito feliz por essa oportunidade, por essa estreia. Só agradecer a Deus, aos meus familiares e a todos os meus amigos que estiveram do meu lado este tempo todo. É a realização de um sonho. Eu passei por momentos muitos difíceis nestes últimos dois anos. Tive lesões e perdi meu pai, que sempre foi o meu maior incentivador. Mas tenho certeza que ele está muito orgulhoso. Cheguei no Palmeiras com 13 anos e, hoje, com 18, estou fazendo meu primeiro jogo. Ainda mais estrear em um clássico, que é melhor ainda, mais grandioso. Então fico muito feliz e honrado de estar vestindo essa camisa, de estar tendo essa oportunidade”, afirmou Fabinho à assessoria do clube.

O último estreante da noite foi Giovani, da geração de 2004. Ele entrou lugar de Scarpa, aos 40 minutos da etapa final. O atacante foi artilheiro da base em 2020, com 14 gols em 17 partidas, e já soma mais 100 tentos pelo clube desde sua chegada ao sub-11, em 2015.

“Estou muito feliz pela estreia. É um sonho de criança sendo realizado. Não tenho explicações para dizer o que estou sentido agora, ainda mais por ser um grande clássico. Poder entrar em campo e ajudar a equipe de alguma maneira, isso me faz muito feliz. Infelizmente a gente não conseguiu sair com a vitória, mas a nossa equipe fez uma ótima partida. Espero ter mais oportunidades para conseguir mostrar o meu futebol”, declarou também ao site oficial.