Dudu faz primeiro jogo completo desde o retorno e impressiona Abel Ferreira

Dudu, do Palmeiras, durante partida contra o SPFC, no Morumbi
Cesar Greco

Além da boa atuação, o atacante subiu um posto na lista dos atletas que mais vestiram a camisa do Palmeiras

Contra o SPFC, na última terça-feira, Dudu fez seu primeiro jogo completo desde o retorno ao Palmeiras. O atacante, apesar de ainda não estar completamente readaptado ao futebol brasileiro, foi um dos destaques do Verdão na partida.

Em um pouco mais de 90 minutos jogados, o camisa 4+3 acertou todos os dribles que tentou no duelo (3/3), teve uma precisão de 75% nos passes e foi o responsável pela criação das duas melhores chances da equipe na etapa inicial: a primeira aos 21 minutos, quando passou por três adversários e tocou para Breno Lopes, que estava livre na esquerda; e a outra, já no fim da primeira etapa, quando novamente acionou Breno em velocidade em direção à área – nas duas jogadas o camisa 19 errou a finalização.

No segundo tempo, foi Dudu quem criou o lance que originou o gol de falta de Patrick de Paula. A atuação do atacante foi ressaltada na entrevista coletiva de Abel Ferreira, que admitiu surpresa com o seu desempenho.

“O Dudu está cada vez mais adaptado às nossas exigências coletivas. A capacidade física dele foi a que mais me impressionou. Mostrou o quanto ele pode nos ajudar, com ou sem a bola. Ele demonstrou também ter bons comportamentos defensivos coletivos”, disse.

Antes do clássico, o Baixola havia participado de seis jogos, sendo apenas um deles como titular – diante do Atlético-GO, fora de casa. Seu tempo médio em campo era de 34 minutos. A cautela na utilização do atleta pela comissão técnica se deve ao fato de Dudu ter jogado a última temporada em um campeonato que possui um nível de exigência física mais baixo que os disputados pelo Palmeiras.

Dudu atinge mais uma marca histórica no clube

Atleta do elenco com mais gols, jogos e assistências, Dudu atingiu outra marca com a camisa do Palmeiras. O atacante chegou à sua 312ª partida pelo clube e empatou com o icônico zagueiro Alfredo Mostarda, que fez parte da Segunda Academia, na 28ª posição do ranking.

Os próximos ídolos palmeirenses que podem ser alcançados e ultrapassados pelo camisa 4+3 até o fim do ano são César (327 jogos), Sérgio (333) e Zinho (333).

Além dos ótimos números individuais, Dudu conquistou cinco títulos no Verdão: Copa do Brasil (2015), Campeonato Brasileiro (2016 e 2018), Campeonato Paulista (2020) e Copa Libertadores (2020).