Para a temporada 2025, o Palmeiras conta com oito estrangeiros no elenco – além, é claro, do treinador português Abel Ferreira. E o time ainda deverá receber alguns reforços para a sequência do ano, que promete muita emoção, principalmente em razão da disputa do Supermundial de Clubes da Fifa. O torneio, aliás, tem feito muitos palmeirenses irem ao site de apostas brasileiro para dar os seus palpites.
No último jogo do Verdão, a vitória por 3 a 0 contra a Inter de Limeira, a equipe comandada por Abel Ferreira entrou em campo com mais estrangeiros do que brasileiros. Eram eles: Gustavo Gómez, Piquerez, Richard Ríos, Emiliano Martínez, Facundo Torres e Flaco López.
Ao longo da partida, Aníbal Moreno também entrou – apenas Agustín Giay ficou fora do confronto.
E vale destacar que, até poucos dias, o colombiano Atuesta também fazia parte do elenco palmeirense. Ele, no entanto, acabou sendo negociado com o Orlando City, dos Estados Unidos.
Desses oito estrangeiros, dois chegaram em 2025: os uruguaios Facundo Torres e Emiliano Martínez. O Palmeiras também trouxe Paulinho, a contratação mais cara de sua história (18 milhões de euros, cerca de R$ 115 milhões), para reforçar o setor ofensivo.
Ao que tudo indica, mais nomes deverão chegar. Um dos jogadores que o time tentou trazer foi o Andreas Pereira, mas, após uma longa negociação, ele acabou recusando a proposta. De todo modo, nem isso impediu a torcida de apagar as boas memórias deixadas pelo meia, que entregou a bola de presente para Deyverson marcar o gol do título da Libertadores de 2021.
Desafios da temporada
Na atual temporada, além dos desafios tradicionais, o Palmeiras tem pela frente o Supermundial de Clubes. A equipe está no grupo A, com Porto (Portugal), Al Ahly (Egito) e Inter Miami (Estados Unidos).
Este, certamente, não é o grupo mais difícil do torneio, mas está longe de ser fácil. O Porto, por exemplo, é um clube tradicional da Europa, com mais poder financeiro do que o Palmeiras. O próprio Inter Miami tem muito dinheiro e conta com lendas do futebol como Messi e Suárez.
Por fim, o Al Ahly é um clube tradicional e velho conhecido do Verdão. Os egípcios levaram a melhor no Mundial de 2020, enquanto o Palmeiras deu o troco na semifinal do ano seguinte.
O Verdão tem, sim, boas chances de avançar de fase, mas terá de jogar cada partida como se fosse a última. E, para uma previsão mais acertada, é preciso ver quais reforços ainda serão confirmados pela diretoria, que, no começo do ano, parecia que seria agressiva no mercado, mas acabou colocando o pé no freio.
Hegemonia no Paulistão
Mas antes do Mundial, o Palmeiras tem o primeiro desafio do ano, que é o Paulistão. E, em 2025, a equipe tenta manter sua hegemonia no torneio, já que chegou às últimas cinco finais do estadual e venceu quatro delas.
O Paulistão é sempre um bom termômetro de como será a temporada e, não à toa, o Palmeiras vem conquistando muitos títulos importantes ao longo dos últimos anos.
E, claro, além do estadual, o Verdão também terá pela frente a Copa do Brasil, a Libertadores e o Brasileirão. Percebe-se, portanto, que o ano será muito agitado para o Palmeiras, que terá um grande foco no Supermundial, que acontece nos meses de junho e julho.
Durante o torneio, torcedores de todos os cantos do planeta estarão concentrados nos jogos que envolverão times de todos os continentes. Por isso, será uma excelente oportunidade de cada um se expor ao mercado internacional e, claro, mostrar sua força.
Aguardemos, então, a chegada de reforços e o desenrolar da temporada, que tem tudo para ser histórica para o Palmeiras.