Em coletiva, Felipe Melo e Felipão falam sobre o jogo e as perspectivas na Libertadores

O triunfo do Palmeiras sobre o San Lorenzo na noite desta quarta-feira, no Allianz Parque, pelo placar de 1 a 0, garantiu à equipe o primeiro lugar na classificação geral da Libertadores da América.

Como manda o protocolo, Felipão falou sobre a competição em entrevista pós-jogo ao lado do atleta nomeado “craque de partida”, que desta vez foi o volante Felipe Melo.

Maturidade do elenco para buscar a conquista continental

Inicialmente, Felipe Melo foi questionado sobre a experiência que o time vem acumulando nas últimas temporadas em que vem disputando a Libertadores e se, com isso, o time está melhor preparado para conquistar o título. O volante, contudo, ainda preferiu se apegar à eliminação contra o Boca na temporada passada.

“Sendo bem sincero, o que me dá certeza é que o segundo jogo a gente joga em casa com apoio da torcida. Mas nós tivemos exemplo claro no ano passado, no qual também chegamos em primeiro lugar no geral, e por um descuido de 10 minutos nós perdemos a Libertadores”, respondeu o camisa 30.

Também perguntado sobre a decisão do árbitro em puni-lo com cartão amarelo, o jogador discordou da marcação, explicando que a mesma rigidez não foi adotada com os argentinos em lances mais duros.

“Foi totalmente injusto o cartão amarelo, principalmente pelo critério que foi utilizado no jogo. Faltas ríspidas do adversário ele conversava, então não entendi porque levei o cartão; disputei a bola no alto com o adversário e ele me agrediu”, explicou.

Previsão de grandes desafios na próxima fase da competição

Diferentemente do que costuma acontecer na Libertadores, desta vez muitas equipes postulantes à conquista do título — ou que prometem chegar longe na disputa — ficaram em segundo lugar em seus respectivos grupos. Na opinião de Scolari, a disputa será “bem interessante”.

“É porque no início da Libertadores, se fôssemos prever os candidatos ao título e as classificações, muito de nós escreveríamos ‘classificados A e B, mas A em primeiro’, e em três ou quatro grupos não foi assim que aconteceu. Então é uma Libertadores um pouquinho diferente do que a gente imaginava e vai ser uma disputa bem interessante”, ponderou o treinador.

Dificuldades impostas pelo sistema defensivo do adversário

O Palmeiras só conseguiu fazer o gol durante a segunda etapa da partida, quando Gustavo Scarpa chutou de fora da área e o goleiro Monetti, que até então havia feito grandes defesas, acabou entregando. Segundo Felipão, a dificuldade para construir o placar se deve à postura do San Lorenzo.

“Vocês têm de analisar o que o outro time propôs. O time tinha cinco zagueiros, dois laterais ‘plantados’, oito atletas jogando do meio para trás, o que dificultava muito. O que faltou foi um pouco de espaço e criatividade, mas dificilmente quando se joga contra essas equipes a gente vai encontrar espaços para encontrar tudo o que quer”, explicou.

Confira a entrevista completa disponibilizada pelo canal TV Palmeiras/FAM: