Felipão sinaliza mudanças e destaca fatores psicológicos como influência para desempenho ruim

FelipãoDepois da derrota para o Flamengo no Maracanã por 3 a 0, Felipão, incomodado com a postura do Palmeiras, destacou as qualidades do adversário e sinalizou que mudará o sistema de jogo nas próximas rodadas, tanto no aspecto tático, quanto nas peças.

Resumindo o que viu da partida, Scolari explicou a sua estratégia para conter o Flamengo, mas que a ideia não surtiu efeito após o primeiro gol do adversário, que surgiu de um lance oportunizado pelo Palmeiras na saída de bola, considerando o abalo mental dos atletas.

“Eu penso que a intenção era organizar pelo meio com três jogadores mais fixos, dando maior consistência o setor onde rodam os atletas do Flamengo. Fizemos isso até uns 15 minutos. Era um jogo equilibrado. Conseguimos fazer um gol que foi anulado pelo VAR. Não tinha nenhum problema tão evidente. Erramos uma saída de bola e oportunizamos um contra-ataque, aí saiu o gol. Depois disso temos que entender que a parte anímica atuou um pouco mais sobre os jogadores”, explicou.

Um dos motivos que justificam mudanças radicais na equipe titular é o lado mental dos jogadores. Para Felipão, retomar a confiança dos jogadores tem sido um obstáculo desde a eliminação da Copa do Brasil, contra o Internacional.

“Até o início do jogo estava tudo bem organizado, bem definido, com bom trabalho de bola; o Flamengo, também. Depois daquilo [gol anulado], são lances como esse, do primeiro gol, que damos oportunidades a equipes que aproveitam. Não estamos aproveitando as oportunidades que as equipes estão dando para nós fazermos o gol”, disse Felipão acerca do abalo psicológico.

“Aí volta aquela história da derrota logo depois do jogo contra o Internacional lá. Não se pode tirar isso do dia para o outro da cabeça do jogador. A gente tenta, mas às vezes não conseguimos atingir a parte psicológica do jogador da maneira que queremos. Vamos ter que ver onde está esse ponto que precisamos atingir de equilíbrio e tentar”, completou.

Felipão também esclareceu que a pressão por resultados existe e que isso não é para ser diferente. Diante da situação, o treinador entende que é momento para mexer em algumas peças para retomar a briga pelo título.

“A pressão existe, vai existir e deve existir pelos resultados. É normal. Estamos tentando fazer um trabalho equilibrado, organizado, temos tudo definido… Os resultados não estão acontecendo. Temos que revisar algumas coisas, mas precisamos que os atletas entendam que temos que mudar algumas peças e situações táticas para atingir o objetivo, que é brigar pelo título.”