Felipão: “Parece que a Colômbia não entendeu ainda que eu não vou sair!”

Felipão
Cesar Greco/Ag Palmeiras

Em entrevista bastante esclarecedora, o técnico Luiz Felipe Scolari falou sobre diversos assuntos, desde a preparação do elenco para a temporada a detalhes acerca dos mercados futebolísticos da Europa e da China. Abaixo, seguem os principais trechos da coletiva.

Quantidade de jogadores no elenco, calendário e inscrição para o Campeonato Paulista

Felipão enfatizou que está aberto a grandes possibilidades do mercado, mas que, no momento, o elenco montado (e mantido) tem plenas condições de disputar os títulos na temporada.

“Todo e qualquer excelente jogador interessa ao Palmeiras, mas nós estamos com um grupo de muito bons jogadores. Se analisarmos, temos um grupo ideal, sem problema algum se sair ou chegar alguém. A princípio tenho 35 jogadores, mas trabalharei com, no máximo, entre 28 e 30.”

Sobre o calendário e o limite de inscrições para o campeonato estadual — ao todo, podem ser inscritos 26 atletas —, o treinador fez questão de apontar as consequências negativas disso.

“Isso é um problema, porque são 26 jogadores e ainda tem data FIFA, então tenho que analisar quem eu posso perder em dois jogos (21 e 26 de março). Em segundo lugar, tenho seis jogadores que têm problemas físicos e não poderão atuar nos primeiros jogos, além dos seis jogadores da base convocados pela seleção que não terão estarão à disposição somente na sexta rodada do Paulista.”

Quanto aos problemas em função do calendário.

“Tem quatro jogos em 10 dias, seis jogos em 30. É uma série de coisas que temos de analisar e que causa uma dificuldade muito grande ao técnico. Nos primeiros dois jogos nós teremos cerca de 20 jogadores inscritos.”

Preparação do elenco e “rodízio”

Segundo Felipão, tendo em vista o excelente retorno que os jogadores deram na última temporada dentro de sua proposta de revezamento (times A e B), o rodízio será praticado novamente e os jogadores estão cientes do planejamento.

“O que estamos passando a eles é que nós temos muitas competições e, se tudo der certo, teremos aproximadamente 80 jogos no ano. Não há como um atleta ter uma performance normal durante todos esses jogos, ou mesmo 40 ou 50 partidas.”

Além das questões ligadas ao aspecto físico de cada jogador, a qualidade e características, tanto técnicas quanto pessoais, contribuem diretamente para o sucesso dessa tática.
Como temos um grupo de excelente qualidade e características diferentes, com plenas condições de dar retorno, então temos uma condição de trabalho onde todos rendem. Os atletas entenderam muito bem isso, até porque foi a primeira colocação que fizemos neste ano.

Parada para a Copa América

Há a previsão de que todos os campeonatos do Brasil serão interrompidos durante a disputa da Copa América. Nesse contexto, Felipão afirma que o Palmeiras está se preparando para manter o elenco em boa forma.

“Estamos trabalhando uma situação para a pausa que acontecerá na Copa América entre junho e julho, para que a gente preencha o calendário e dê condições de retomada no segundo semestre com as condições físicas ideais. Por isso nós temos aquele projeto de trabalhar com o máximo de 30 jogadores. Pois nós continuaremos o sistema de rodízio (e os jogadores sabem disso), desde que o jogador que entre me dê condições e segurança.”

Interesse da Seleção Colombiana

“Parece que eles querem continuar. (…) Tenho contrato com o Palmeiras, e o Palmeiras já sabe disso, que eu não iria sair. Parece que a Colômbia não entendeu ainda que eu não vou sair. Aumenta valores, mas não é questão de valores apenas, senão eu teria aceito um convite do futebol chinês..”

Dudu e o futebol chinês

Frequentemente questionado sobre o suposto desejo dos chineses em tirar o Dudu do clube mediante oferta salarial milionária, o técnico negou envolvimento em quaisquer negociações e, também, ponderou alguns fatores do futebol chinês que merecem reflexão.

Sobre os clubes europeus
“Quando os clubes europeus vêm ao Brasil, eles fazem uma oferta que muitas vezes chama a atenção, mas, ao considerar os impostos descontados no respectivo país, a folha salarial acaba sendo a mesma do futebol brasileiro.”

Sobre o momento do futebol chinês
“Há um ponto a se analisar sobre o futebol chinês. Há clubes da segunda divisão que estão há meses sem pagar os atletas ou estão fechando as portas, e tem clubes da primeira divisão com problemas. Portanto são detalhes que precisam ser avaliados.”

Sobre o Dudu
“Com o Dudu sendo um jogador hoje exponencial no futebol brasileiro, talvez ele tenha a ideia de seleção brasileira ou de jogar num clube europeu que pague um salário diferente do que falei. Se aparecer alguma coisa, ele [Dudu] vai ouvir, o Palmeiras vai ouvir, o procurador e o clube vão se manifestar, e para isso temos uma pessoa espetacular para trabalhar que é o Alexandre [Mattos]. Existe uma sintonia muito grande entre o Alexandre e os profissionais próximos aos atletas.”

No mais, o elenco se prepara para pré-temporada e, em breve, disputará dois amistosos de treino contra Comercial e Osasco Audax. Pelo Campeonato Paulista, a equipe fará a sua estreia dia 20 de janeiro, contra o Red Bull Brasil, em Campinas.

Confira a íntegra da entrevista abaixo, disponibilizada pela TV Palmeiras/FAM: