Giovani foi um dos destaques no “laboratório” do estadual

Giovani
Cesar Greco

Desde 2014 no Palmeiras, Giovani fez mais de 100 gols na base

O técnico palmeirense Abel Ferreira deixou claro em uma de suas entrevistas durante a disputa do Campeonato Paulista que o campeonato estava sendo usado como uma espécie de laboratório. Por conta do calendário apertado, comissão técnica e diretoria concordaram que o estadual seria para dar rodagem a diversos garotos da base e aos atletas considerados reservas.

Após a última partida da equipe no torneio, diante do SPFC no Morumbi, o treinador voltou a falar da estratégia: “demos minutos para jogadores que não sonhavam ter minutos”.

Ao todo, 17 pratas-da-casa foram utilizados no torneio, sendo que seis deles realizaram sua estreia no profissional (Fabinho, Garcia, Newton, Henri e Pedro Bicalho e Giovani). Dentre estes meninos, Giovani, o mais novo deles com 17 anos, foi o que teve um maior destaque.

No Palmeiras desde 2014, no Sub-10, o atacante é uma das principais promessas alviverdes. Em 2020, atuando tanto no Sub-17, quanto Sub-20, Giovani foi o artilheiro geral da base com 14 gols.

No profissional, sua primeira chance aconteceu durante a partida contra o SCCP, no Itaquerão, em compromisso que abriu o estadual para o Verdão. A estreia entre os onze iniciais ocorreu em Ribeirão Preto, diante do Botafogo.

“Quando o professor me chamou, confesso que deu um frio na barriga imenso e fiquei muito ansioso. Mas quando entrei em campo já fiquei mais tranquilo, pois coloquei na cabeça que estava em um campo de futebol, que é um lugar onde estive desde sempre. É claro que a ficha de ter estreado pelo profissional do Palmeiras só foi cair mesmo no dia seguinte”, afirmou o atleta à TV Palmeiras/FAM.

Giovani ganhou elogios de Abel Ferreira

Único atleta da geração 2004 que participou do estadual, Giovani tem 11 jogos no profissional. Com estilo leve e driblador (foi bem-sucedido em 60% das vezes em que foi para cima do adversário), o promissor atleta agradou ao treinador Abel Ferreira e ganhou elogios.

“O Giovani tem aproveitado muito bem, um jogador que tem me dado bons sinais e está deixando alguns dos mais experientes para trás. Ele está aproveitando, é canhoto, desequilibrador. Tem ganho pontos”, declarou o treinador em entrevista coletiva.

Apesar de ser atacante, Giovani atuou também como meia e ala pela direita em alguns jogos da equipe no Campeonato Paulista.

O Verdão é dono de 100% dos seus direitos econômicos e seu contrato vai até o fim de 2023. Como ainda não chegou aos 18 anos, o jogador não pode assinar um contrato com duração maior que três anos.

Giovani treina na Academia de Futebol do Palmeiras
Cesar Greco