João Martins reafirma: plano para jogo contra a Ponte não muda

João Martins concede entrevista coletiva
Reprodução

Desempenhos de Esteves e Scarpa também foram analisados por João Martins

Depois de três derrotas seguidas atuando no Allianz Parque pelo Paulistão, o Palmeiras foi a campo nesta noite de quinta-feira para enfrentar o Santos e venceu o time praiano por 3 a 2.

Com um esquema que variava entre uma linha de três para uma linha com quatro atrás, o Palmeiras viu em Viña uma peça importante no jogo para estas alterações de esquema dentro do jogo. Como resultado destas variações táticas, saiu o primeiro tento do Verdão: Gustavo Scarpa fez boa jogada na direita, cruzou para área e a bola encontrou a cabeça do lateral-esquerdo, que estava na posição de centroavante e mandou a bola para o fundo das redes de João Paulo.

Após a partida, em entrevista coletiva, o auxiliar João Martins foi questionado sobre a importância dessa versatilidade dos jogadores e a variação na formação apresentada pela equipe no jogo.

“Nós treinamos e exigimos que os jogadores que estão no jogo saibam o que fazer, independentemente de onde estão atuando. Porque é muito mais fácil eu entender o jogo quando eu sei o que o meu colega está pensando em fazer. Por muitas vezes devemos passar por estas experiências. Hoje o vimos o Giovani atuar aberto pela direita, ele já jogou em outras funções e é só assim que nós crescemos e nos preparamos para o que vem a seguir”, disse.

Sobre a variação tática, prosseguiu: “É uma simples explicação, para quem assistiu os jogos ano passado, isso aconteceu quase sempre com o Marcos Rocha em uma linha um pouco mais baixa. O ponta com mais largura, em uma construção a três e o lateral mais baixo. Isto foi o que ocorreu hoje. Nós sabíamos que com o Giovani na direita, por ser um ponta de origem, ele não iria defender tanto. E a variação aconteceria automaticamente. Adotamos esta estratégia e o time teve um bom desempenho”, acrescentou.

Com a vitória sobre o rival, mais o empate do Novorizontino em 2 a 2 com o Botafogo-SP, o Palmeiras mantém as chances de se classificar às quartas-de-final do Paulistão. Para isso, o Verdão precisa vencer a Ponte Preta na última rodada da primeira fase, em Campinas, e torcer para o Novorizontino não vencer o SCCP, em Itaquera. Mesmo diante desta possibilidade de classificação, João afirmou que a estratégia não será alterada no domingo, ou seja, a comissão escalará novamente uma equipe alternativa.

“Somos coerentes nas nossas decisões. O treinador foi muito claro, devido ao calendário, sobre o que queria do Paulista. Nunca engamos ninguém. Hoje foi mais uma prova clara de que esses jogadores estão preparados e confiamos neles 100%. Não vamos mudar nenhuma vírgula, porque sempre escolhemos os que achamos que estão mais preparados para o jogo seguinte. Não existem duas equipes. Para nós somos todos iguais”, afirmou.

Elogios de João Martins ao desempenho de Scarpa e confiança em Esteves

Por fim, o auxiliar comentou sobre o jogo feito por Gustavo Scarpa, que distribuiu duas assistências, e Esteves, que marcou seu primeiro gol no profissional palmeirense.

“O Scarpa foi o jogador mais utilizado em 2021 e é o atleta com mais assistências nesta temporada. Ele tem tido bons rendimentos, mas é como os outros: tem que mostrar dentro de campo. Estamos satisfeitos com o desempenho dele”, declarou.

Sobre Esteves, disse: “O futebol é isto. Andamos num turbilhão de emoções. Por isso temos que ser equilibrados. O Esteves, semana passada, não era o pior do mundo. E hoje não é o melhor do mundo. Não podemos viver assim. É trabalhar. Hoje mais uma vez ficou provado que não podemos matar o jogador ao primeiro erro. Temos que acreditar, confiar, dar importância e puxar pra cima. Um jogador que a semana passada teve um erro, nesta noite foi autor do gol da vitória”, finalizou.

O Palmeiras é o terceiro colocado do Grupo C, com 18 pontos, e está atrás do já classificado Red Bull Brangantino (22) e do Novorizontino (19).