Palmeiras só perdeu para o Santos no Allianz Parque uma vez

Dudu se prepara para marcar o segundo gol contra o Santos, na final da Copa do Brasil de 2015

Em nove partidas disputadas, são cinco vitórias, três empates e uma derrota

Menos de 48 horas após bater o Defensa Y Justicia por 2 a 1, pela Libertadores, o Palmeiras entra em campo hoje à noite para enfrentar o Santos no Allianz Parque, em partida válida pelo Campeonato Paulista. Disputando um jogo a cada dois dias (contra o time praiano, Verdão chegará a oito jogos em 16 dias), Abel Ferreira deve escalar novamente um time alternativo.

Este será o décimo duelo entre as equipes desde a inauguração do Allianz Parque. O Verdão perdeu apenas uma destas partidas para o time da baixada santista, em 2017. Ao todo, são nove duelos, com cinco vitórias palmeirenses e três empates. Um destes triunfos foi a decisão da Copa do Brasil de 2015, que terminou com o Palmeiras levantando o troféu.

Contando também os jogos disputados no velho Palestra Italia, o retrospecto se mantém bastante positivo: são 80 jogos, 42 vitórias, 23 empates e 15 derrotas; com 149 gols marcados e 82 gols sofridos.

Nos últimos 50 anos, o Palmeiras só perdeu 5 vezes para o Santos contando jogos no Palestra Italia e no Allianz Parque. Neste recorte, foram 41 duelos, com 22 vitórias do Verdão e 14 empates.

Palmeiras e Santos voltam a se enfrentar no Allianz Parque após mais de dois anos

O último encontro dos dois times no estádio palmeirense aconteceu há mais de dois anos, pelo Campeonato Paulista de 2019. Na ocasião, o Palmeiras, que era comandado por Felipão, empatou em 0 a 0 com o Santos de Sampaoli.

Os dois duelos seguintes à esta partida, que foram de mandos do Verdão, ocorreram no Pacaembu (vitória por 4 a 0, em 2019) e no Morumbi (vitória por 2 a 1, em 2020).

Restando apenas duas rodadas para acabar a fase de grupos, o Palmeiras está em terceiro no grupo C, com 15 pontos, três a menos do segundo colocado Novorizontino. Matematicamente, a equipe ainda possui chances de classificar-se à próxima fase, porém, ao menos no discurso, a classificação é vista como algo secundário neste momento.