Luiz Adriano tem até hashtag para comemorar desempenho em Derbies

Luiz Adriano, do Palmeiras, comemora gol no Itaquerão
Cesar Greco

Camisa 10 é o maior goleador do Palmeiras contra o rival no século

Desde que chegou ao Palmeiras, em agosto de 2019, Luiz Adriano tem sido peça fundamental do time. Comandado por Felipão, Mano Menezes, Luxemburgo e agora Abel Ferreira, sob os mais diversos esquemas, o camisa 10 é figura constante entre os onze jogadores iniciais. E quando assunto é Derby, o atacante vem colocando seu nome na História.

Ao todo, Luiz Adriano já disputou seis clássicos contra o SCCP e balançou as redes do rival por cinco oportunidades: um na final do Paulistão de 2020; três pelo Brasileiro do ano passado (sendo um em Itaquera, na vitória por 2 a 0, e dois no Allianz Parque, na goleada por 4 a 0); e, por último, o gol de ontem pela semifinal do estadual de 2021, que sacramentou o triunfo e a classificação do Palmeiras para a final do campeonato.

Neste século, o atacante é o artilheiro do Palmeiras em Derbies, com cinco tentos. Atrás dele, vem Obina com três; empatados com dois gols, estão: Arce, Dudu, Edmundo, Marcelo Ramos, Mina, Moisés, Muñoz, Rafael Marques e Raphael Veiga.

Nas redes sociais, o Palmeiras fez uma postagem sobre o desempenho do camisa 10 na partida com a hashtag #reidoderby.

Além de marcar gols, Luiz Adriano é importante na construção de jogadas

Um dos mais experientes do time, Luiz Adriano ganhou elogios do auxiliar João Martins após a partida de ontem. Apesar do gol feito, o português enalteceu o papel de armador do atleta e sua ajuda na construção de jogadas.

“O Luiz liga muito bem o jogo, é forte ao dar apoios frontais e também ajuda a equipe quando não há um espaço, quando é preciso ficar na referência para uma bola mais longa”, disse João.

Com três títulos no clube (Paulista, Copa do Brasil e Libertadores), o atacante de 34 anos tem, em números gerais, 80 jogos com a camisa do Palmeiras e 29 gols anotados. Na temporada 2020, foi o artilheiro do time com 20 tentos.