Mesmo bastante alterado, sistema defensivo segue sendo peça-chave para o Palmeiras

Verdão está há quatro jogos sem saber o que é tomar um gol

Gustavo Gómez e Luan
Cesar Greco/Ag.Palmeiras

A um passo de chegar a sua primeira final de Libertadores depois de 20 anos, o Palmeiras enfrenta o River Plate nesta terça-feira, às 21h30, no Allianz Parque.

Há quatro jogos sem levar nenhum gol e figurando entre as melhores defesas da Libertadores e do Brasileirão, Abel Ferreira e toda a sua comissão vem conseguindo manter uma boa estabilidade defensiva mesmo o time sofrendo mudanças inesperadas por desgastes físicos, suspensões e lesões.

Só nos últimos sete jogos, a defesa do Verdão contou com cinco formações diferentes. Os “titulares” Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Viña atuaram juntos em apenas três oportunidades no último mês.

Jogadores como Emerson Santos e Alan Empereur jogaram, neste período, tanto como laterais quanto como zagueiros em determinadas partidas. Emerson, aliás, é uma espécie de coringa do treinador. O atleta, que “renasceu” no Palmeiras com Abel, já atuou como lateral-direito, volante e zagueiro, por vezes no mesmo jogo.

No primeiro confronto entre Palmeiras e River Plate, em Avellaneda, Abel perdeu Luan minutos antes do jogo começar por conta de dores musculares. Alan Empereur foi acionado em seu lugar. Para o jogo de hoje, o camisa 13 palmeirense está disponível e pode aparecer nos onze iniciais.