Enquanto os bicampeões da América descansam, a diretoria corre atrás de reforços para a temporada 2022.
Com o objetivo de encorpar o já forte elenco alviverde, a recém-empossada presidente Leila Pereira e seus assessores já acertaram a contratação de reforços e seguem vasculhando o mercado em busca de mais atletas. Com a disputa do Mundial de Clubes da FIFA e outras cinco competições no calendário do ano que vem, o intuito é entregar o plantel de jogadores completo para o técnico Abel Ferreira, já no mês de janeiro.
Até agora duas contratações foram concluídas: a do goleiro Marcelo Lomba, que veio do Internacional para ser reserva de Weverton; e a do meio-campista colombiano Eduard Atuesta, que assinou por cinco anos com o Palestra. Após o fracasso nas negociações com o zagueiro chileno Valber Huerta, que reprovou nos exames médicos, a diretoria de futebol ainda busca um defensor que atue preferencialmente pelo lado esquerdo. Foram confirmadas também as saídas dos ídolos palmeirenses, o capitão Felipe Melo, o atacante Willian “Bigode” e o goleiro Jailson.
“Se Deus quiser pintaremos o mundo de verde em fevereiro”
A ser realizado no ano de 2022, mas válido pelo ano de 2021, o Mundial de Clubes foi confirmado para ocorrer entre 3 e 12 de fevereiro, nos Emirados Árabes. Esta deve ser a última edição no atual formato, que deve ser reformulado pela FIFA e não ter mais uma edição a cada ano.
Além do Palmeiras, participam desta edição o Chelsea, campeão europeu; o Monterrey, campeão da CONCACAF; e o Al Ahly, campeão africano. Estes dois últimos se enfrentam para definir o adversário do Verdão na semifinal. Além deles, ainda estão na disputa o Al Hilal, da Arábia Saudita; o Auckland City, representando a Oceania; e o dono da casa, o Al Jazira.
A meta da diretoria palmeirense é esquecer a última participação da equipe na competição, ainda neste ano. Na temporada 2020, que devido à pandemia terminou em 2021, o time chegou a extenuantes 79 jogos, o que influenciou negativamente na performance do time nos gramados do Qatar. Na ocasião, o Verdão foi eliminado logo na semifinal diante do Tigres, do México, e sucumbiu diante do Al Ahly, na decisão de terceiro lugar, terminando o torneio na quarta posição.
Tratado pela presidente Leila Pereira e pelos torcedores como uma verdadeira obsessão, o Mundial deve ter uma versão da equipe bem melhor do que a apresentada neste ano. Segundo os especialistas em previsões esportivas do Sportytrader, em sua página de Dicas de Palpites de futebol, com as férias antecipadas após o título da Copa Libertadores, os jogadores terão mais tempo para fazer uma boa pré-temporada e certamente chegarão em melhor forma aos Emirados Árabes, em um momento em que o Chelsea, o favorito da competição, também vai preparar as oitavas de final da Champions League.
Ainda, segundo fala a Sportytrader, o “onze inicial” utilizado em Montevidéu foi mantido e ainda está sendo reforçado pela diretoria. Seguramente, bater qualquer um dos campeões continentais e, especialmente o europeu, não será fácil, mas os palmeirenses têm motivos para acreditar na declaração de sua mandatária ao assumir a presidência do Verdão, que sabe que a conquista de um Mundial de Clubes iria catapultar a equipe para outros sucessos em 2022.