O jacaré contra o urso: com metáfora, Roger Machado treina posicionamento defensivo

Roger Machado
Cesar Greco/Ag.Palmeiras

O Palmeiras entrou na segunda semana de treinamento na pré-temporada de forma curiosa. No treinamento da manhã desta segunda-feira, Roger Machado fez uma pergunta inusitada aos atletas:

“Na briga do jacaré com o urso, quem ganha?”, perguntou, para silêncio geral. O próprio treinador se fez entender: “Na água, eu aposto no jacaré. Fora, no urso”. E o papo seguiu.

Depois, contou aos jornalistas que usou a metáfora para explicar aos zagueiros as situações de jogo em que devem evitar. No caso, a água é a região à frente da grande área, e a terra é quando o zagueiro sai para dar o combate: “A não ser que o zagueiro seja muito preciso ou tenha uma boa cobertura, a tendência em disputas com atacantes de velocidade é ele levar a pior e deixar a defesa desprotegida”.

É com esse estilo que mescla a boleiragem com conceitos teóricos aprofundados; que mostrou extrema exigência dos atletas, mas que participa dos treinamentos físicos ao lado dos comandados, que nosso novo treinador está tentando ganhar o elenco. Até agora, a resposta tem sido bastante positiva.