O que é a realidade virtual e onde é utilizada

A realidade virtual é criada artificialmente, à semelhança do mundo circundante. Novos meios técnicos permitem criar efeitos únicos. São projetados na mente do utilizador, dando a oportunidade de se aproximar de sensações reais. Graças a isso, a RV ganhou imensa popularidade no mundo moderno. As tecnologias de RV tornaram-se especialmente populares no campo do entretenimento em plataformas líderes como a Rokubet. Estas tecnologias tornam a experiência do utilizador ainda mais emocionante.

Hoje, as tecnologias de RV estão a desenvolver-se rapidamente e são utilizadas em diversos projetos. Relacionam-se com várias esferas e indústrias:

  • Jogos de vídeo.
  • Educação.
  • Indústria.
  • Medicamento.
  • Indústria cinematográfica.

O mercado da indústria de jogos segue sempre as tendências, por isso não é surpreendente que a tecnologia de realidade virtual se tenha difundido nesta indústria.

Hoje, os óculos especiais ou o capacete são utilizados principalmente para imersão num mundo criado artificialmente. O auricular é utilizado na cabeça e tem um princípio de operação simples. Existe um display diante dos olhos do utilizador – é nele que é apresentado o vídeo necessário. Acelerómetro e giroscópio estão anexados ao estojo. Permitem rastrear os movimentos da cabeça e enviar informações ao programa. Considerando o desempenho dos sensores, a imagem no display altera-se.

Assim, a pessoa obtém oportunidades mais amplas e pode olhar em redor do mundo virtual. Hoje, as lentes plásticas são usadas ativamente. Tornam a imagem mais clara e focam-na. Vários tipos de sistemas de rastreio também podem ser utilizados para um mergulho mais realista:

Rastreamento de movimento. Permite rastrear os movimentos do utilizador e depois reproduzi-los em ambiente virtual. O rastreio é realizado através de uma câmara de vídeo ou sensores.

Sistemas de rastreamento ocular. Monitorizam os movimentos das pupilas, ou seja, determinam para onde o utilizador está a olhar. Tais sistemas não são muito procurados no mercado comercial e são normalmente utilizados nas áreas científica e médica.

Controladores 3D. Para atingir um elevado nível de conforto, os joysticks simples são substituídos por controladores multifuncionais. Estes manipuladores permitem-lhe trabalhar de forma eficaz no mundo virtual.

Dispositivos com feedback. São usados ​​para as sensações mais realistas. Por exemplo, podem ser utilizadas cadeiras giratórias, joysticks vibratórios e outros.

Durante muito tempo, foi utilizado um computador ou consola de jogos para criar uma imagem 3D. No entanto, os auscultadores que funcionam perfeitamente com os telemóveis modernos são populares hoje em dia. Esta decisão permitiu reduzir o custo dos equipamentos e recusar a utilização de fundos anteriormente transferidos.

Escopo de utilização

A tecnologia de realidade virtual está a ganhar uma enorme popularidade e novos equipamentos estão a chegar ao mercado comercial. A RV tem um enorme potencial, que se tem vindo a notar tanto na área do entretenimento como noutras indústrias. Consideremos várias formas interessantes e eficazes de utilizar esta tecnologia.

Publicidade

A Internet tornou a publicidade de bens e serviços mais intrusiva e com um foco restrito. Surgem regularmente novos métodos e ferramentas que permitem remover banners ou ocultá-los. De acordo com especialistas avançados, na indústria da publicidade, a RV é capaz de mudar fundamentalmente as empresas de publicidade existentes, tornando-as mais úteis e interessantes para os utilizadores.

A mundialmente famosa empresa Google definiu um determinado vetor de desenvolvimento com a ajuda de um dispositivo Cardboard exclusivo. O auricular consiste em óculos simples de cartão com lentes especiais. O dispositivo funciona com a ajuda de um telemóvel moderno. Por isso, tem um custo acessível, grande potencial e facilidade de utilização. Com estes equipamentos, a visualização de conteúdos VR fica disponível para todos.

Simulação de operações cirúrgicas

O Instituto Neurológico de Montreal poderá em breve tornar-se a melhor instituição de ensino do mundo. Isto deve-se ao facto do NeuroTouch Cranio, um simulador exclusivo de neurocirurgia, ser utilizado no processo de treino. O sistema foi concebido para alunos inexperientes e permite melhorar as competências existentes. Ao mesmo tempo, um médico principiante pode não ter medo de cometer um erro, pois isso não acarretará consequências negativas para o paciente.

O desenvolvimento do simulador foi influenciado por más estatísticas nos hospitais – os médicos inexperientes cometeram muitos erros. Este sistema foi concebido para corrigir a situação e formar jovens médicos. Uma ferramenta útil e conveniente não só ensina, como também analisa as operações realizadas. Com base nos dados recebidos, o sistema é capaz de dar recomendações individuais que lhe permitirão melhorar significativamente as suas competências. O equipamento dá ainda uma estimativa se uma pessoa se pode tornar um neurocirurgião de sucesso.

Treinamento policial

Os simuladores para treino policial e militar existem e são utilizados há muito tempo. Contudo, graças ao rápido desenvolvimento da tecnologia de realidade virtual, alguns sistemas começaram a destacar-se. Um desses complexos é o novo VirTra 300. O sistema permite treinar não a precisão do tiro, mas sim competências importantes que ajudarão a minimizar o uso de armas de fogo.

O programa tem configurações extremamente flexíveis e é capaz de colocar uma pessoa em qualquer situação virtual. A saída pode ser absolutamente qualquer – depende unicamente da reação da pessoa. Cada situação tem dezenas de cenários, podem mudar em tempo real. O sistema foi concebido para ensinar um polícia a sair de situações difíceis, a minimizar o uso de armas de fogo.

O equipamento simula possíveis situações de vida e permite que os polícias se preparem para as mesmas. Normalmente, criam-se situações em que outros polícias já cometeram muitos erros. Assim, uma pessoa recebe uma experiência colossal sem estar em situação de risco de vida.

Baseado na tecnologia de realidade virtual, este sistema começou a ser utilizado recentemente. Portanto, a eficácia deste treino só será conhecida passado algum tempo. Só assim se saberá se haverá resultado dessa formação dos agentes responsáveis ​​pela aplicação da lei.

Conclusão

As tecnologias de realidade virtual continuam a desenvolver-se ativamente. Integram-se nas mais diversas esferas, penetram nas principais indústrias. Isto não é ficção científica – hoje é uma realidade ao alcance de todas as pessoas. Qualquer utilizador pode mergulhar num mundo único, sentir-se parte dele.

Hoje, os utilizadores associam a RV exclusivamente a videojogos e filmes. No entanto, esta tecnologia conseguiu penetrar noutras áreas. A realidade virtual interessa-se pela medicina e pela educação. Pesquisas e desenvolvimentos recentes permitiram compreender que a RV é capaz de resolver problemas bastante graves.

Apesar das grandes conquistas no campo da realidade virtual, hoje não se pode falar de uma reprodução e criação plena do mundo real. É impossível criar uma imagem 3D completa do mundo. Os auscultadores modernos possuem excelentes parâmetros técnicos, transmitem imagem de alta qualidade e variedade de sons, sensações táteis, permitem a interação com o ambiente virtual. No entanto, o equipamento não consegue proporcionar uma imersão total num mundo que poderia repetir a realidade.

No entanto, deve-se ter em conta que as tecnologias se desenvolvem e não param, surgem softwares mais avançados e os equipamentos são melhorados. Hoje existe VR até para telemóvel. Talvez num futuro próximo as pessoas aprendam a criar um mundo artificial que não será diferente do real.