O Palmeiras surpreendeu desde que anunciou Felipe Anderson, o novo dono da camisa 9 deixada por Endrick. Mas, apesar desse número nas costas, engana-se quem acha que sua principal habilidade é marcar gols.
Mas, isso não quer dizer que ele não marque muitos gols, e sim que sua função principal gira em torno de uma função de ponta e meia, mais do que um goleador. Recusando a Juventus para vir ao Palmeiras, na sua própria estreia, já empolgou muitas pessoas. Mas, como ele se encaixará em um time que tem Estêvão, Dudu, Raphael Veiga e outros craques?
Raio-x de Felipe Anderson
Felipe Anderson chega sendo considerado um dos maiores craques que entrará em campo por times brasileiros em 2024. Por isso, quem busca encontrar as melhores odds em seus palpites no Brasileirão, Libertadores ou outras competições, também precisará considerar a presença do jogador, ao menos nas partidas do Palmeiras. Mas, que ele é uma contratação fortíssima, todos já perceberam. Porém, por que realmente acreditar que ele poderá fazer a diferença na prática?
O motivo para isso não é apenas um, embora seja possível decretar uma palavra principal: versatilidade. Para a equipe de Abel Ferreira, isso pode se tornar ainda mais importante, sobretudo porque já existem muitos jogadores de qualidade querendo espaço no time.
Atuando 11 anos na Europa, Felipe Anderson joga, essencialmente, como ponta-atacante. Entretanto, ele também já atuou bastante pelo centro, se aproximando de um legítimo camisa 10. Dessa maneira, seja pela ponta ou pelo meio, ele promete:
- Alta capacidade de driblar de maneira inteligente.
- Jogo objetivo, no estilo clássico europeu.
- Percepção e visão de jogo acima da média.
- Capacidade de passe excelente.
- Poder para recomposição, já que o atleta tem histórico até mesmo como ala.
- Excelente finalização, e não apenas com a perna direita.
Com 31 anos, Felipe Anderson ainda tem muito a contribuir para o futebol. Por isso, em termos de momento da contratação, o Palmeiras também parece ter acertado em cheio. Não é por acaso que ele ainda tem espaço para atuar até mesmo em times grandes europeus.
O que não esperar de Felipe Anderson?
Apesar desses pontos fortes, há dois principais fatores em que Felipe Anderson não se destaca, especialmente. O primeiro é que ele não teve destaque, pelo menos até o momento, como um camisa 9, o homem gol. Assim sendo, não faz sentido esperar que ele substitua Endrick em termos de posição. Por isso, é provável que o Palmeiras pense em trazer alguém para essa função.
Já o segundo é que, mesmo sendo um ponta, ele não é exatamente um velocista. Sua forma de bater os marcadores é mesmo pela qualidade técnica. Mas, de qualquer forma, esses não chegam a ser pontos graves.
E agora, quem fica de fora?
Raphael Veiga é titular absoluto, e para além dele, também é difícil pensar em quem substituir nas demais posições. No setor de meio-campo e ataque, o Palmeiras tem outros jogadores atuando muito bem, incluindo Lázaro, Rony, Flaco López e Estêvão.
Entre as possibilidades, Felipe Anderson pode atuar como falso 9, disputando a posição com Flaco López, ou ir para a própria ponta-esquerda, substituindo Rony e/ou Lázaro, enquanto Estêvão é mantido na ponta-direita. Como última opção, ele pode ser uma alternativa para Raphael Veiga, seja em um segundo momento do jogo ou em momentos que o meia esteja de fora.
Em suma, a verdade é que mesmo que esteja difícil saber onde encaixá-lo, a questão é: ele precisa ser encaixado, pois sua qualidade técnica é inquestionável.
O Palmeiras segue crescendo
Mesmo depois de tantos títulos recentes, o Palmeiras parece continuar encontrando um caminho de crescimento. A contratação de Felipe Anderson é uma confirmação da solidez da administração, que reflete no próprio time e é representada, de maneira bem precisa, pela própria figura de Abel Ferreira.
Nesse momento, a missão do torcedor é apenas assistir e apoiar, pois certamente, o novo craque do elenco ainda precisa provar que seu nome e repercussão se fazem reais dentro das quatro linhas.