Palmeiras acerta contratação do meio-campista Danilo Barbosa

Danilo Barbosa
Twitter/SE Palmeiras

Atleta de 25 anos foi treinado por Abel Ferreira no Braga, de Portugal

O Palmeiras oficializou na tarde desta terça-feira a contratação por empréstimo do meio-campista Danilo Barbosa junto ao Nice, da França. O contrato é válido até 31 de dezembro de 2021.

“Estou muito feliz, muito contente de fazer parte do elenco do Maior Campeão do Brasil. Não vejo a hora de vestir essa camisa, com muita alegria. Vou procurar retribuir todo o carinho e todo o apoio dentro de campo. Avanti, Palestra!”, disse à assessoria do clube.

Meio-campista de formação, Danilo atua também como zagueiro. Em 2019/2020, temporada em que mais jogou desta maneira, o atleta teve 1,2 interceptações por jogo, 1,8 desarmes e ganhou 60% dos duelos pelo chão (números do aplicativo SofaScore).

Além disso, na temporada em questão, o jogador também acertou 92% dos passes e 57% nas bolas longas. A fim de comparação com Felipe Melo, que exerce uma função parecida com a de Danilo, em 2020/2021, o volante palmeirense teve um aproveitamento do 86% nos passes e 63% nos lançamentos.

“Tivemos a lesão do Felipe Melo, depois o Zé Rafael, e tivemos que usar o Emerson Santos como primeiro volante. Agora, o Emerson teve uma proposta e pediu para sair. Então, temos que repor a posição, não é reforço. Saiu o Emerson, entra o Danilo. Ele também é um jogador 2 em 1”, explicou Abel Ferreira sobre a contratação do jogador.

Carreira

Danilo é oriundo das categorias de base do Vasco da Gama. Pelo clube carioca, esteve em campo em apenas nove partidas, em 2014, e logo se transferiu ao Braga, de Portugal, onde atuou por duas temporadas, totalizando 74 partidas. Em 2017/2018, foi treinado por Abel Ferreira.

Além do Braga e do Nice, Danilo também teve passagens por empréstimo pelo Valencia (34 jogos), Standard Liège (6 jogos) e Benfica (5 jogos), sem tanto destaque.

Pela Seleção Brasileira Sub-20, o atleta foi capitão no Mundial da categoria em 2015 e foi eleito o segundo melhor jogador da competição; naquela ocasião, o Brasil, que tinha como camisa 10 Gabriel Jesus, perdeu para a Sérvia na final e terminou como vice-campeão.

Aos 25 anos, Danilo é a primeira contratação do Palmeiras para a temporada 2021.