Palmeiras volta a jogar no Alfredo Jaconi contra o Juventude após 14 anos

Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul

Patrocinados pela Parmalat nos anos 90, clubes tiveram intercâmbio e operações conjuntas

O Palmeiras entra em campo hoje no estádio Alfredo Jaconi, às 21h30, para enfrentar o Juventude, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Promovido à primeira divisão na temporada passada, o time de Caxias do Sul não enfrenta o Verdão em sua casa há quase 14 anos.

O último confronto entre dois no Alfredo Jaconi aconteceu em julho de 2007. Naquela ocasião, a partida, que era válida pela 15ª rodada, terminou em 1 a 1; o atacante Luís Gueguel, ou Luís Maluco, foi o autor do gol alviverde. Comandado por Caio Júnior, o time do Palmeiras contava ainda com jogadores como Diego Cavalieri, Wendel, Pierre e Martinez. Clique aqui e confira como foi a partida.

Em 2014, o Verdão chegou a jogar neste estádio, mas o adversário foi o Grêmio e o duelo terminou empatado em 0 a 0.

No retrospecto geral, o Palmeiras tem vantagem nos confrontos contra os jaconeros. Em 23 oportunidades, são 11 vitórias, 7 empates e 5 derrotas; com 48 gols feitos e 30 sofridos.

Cafu no Alfredo Jaconi

Apesar de um pequeno histórico de confrontos, Palmeiras e Juventude estiveram bastante interligados na década de 90.

Muito antes de contratar Breno Lopes, em novembro do ano passado, o Verdão já negociou em muitas outras oportunidades com o Juventude. Isto porque, um ano após firmar uma parceria de co-gestão com o Verdão, a Parmalat também assumiu a gestão do clube do sul do país.

Com isso, durante toda a década, os clubes trocaram negociações, sendo a mais famosa envolvendo Cafu. Em 1994, o SPFC vendeu o jogador ao Zaragoza, da Espanha, e colocou uma cláusula no contrato que previa uma multa de 3,6 milhões de dólares caso Cafu fosse adquirido por outra equipe paulista até 1996. Sendo assim, para conseguir levar o atleta ao Palmeiras ainda em 1995, a Parmalat o contratou para o Juventude e, depois de um curto período na Serra Gaúcha, o craque foi anunciado pelo Verdão. Um chapéu que enfureceu a cartolagem do SPFC.

Além do pentacampeão, o Palmeiras trouxe do clube gaúcho o zagueiro Sandro, em 1996, e os meio-campistas Lauro e Tiago Silva dois anos depois. No sentido oposto, foram cedidos o meia Marquinhos, em 1997 e o atacante Alex Alves, em 1996. Sem conseguir construir o mesmo sucesso por aqui, Lauro deixou o Verdão e retornou ao time de Caxias do Sul em 1999.

Cafu