Palmeiras conta os gols e a liderança de Luiz Adriano para chegar à final da Libertadores

Camisa 10 palmeirense recebeu elogios de Abel por sua postura no gramado: “Um treinador em campo”

Luiz Adriano
Cesar Greco/Ag.Palmeiras

Aos 33 anos e prestes a chegar à marca de 60 jogos com a camisa do Palmeiras, Luiz Adriano é um dos artilheiros do Verdão nesta temporada com 18 gols. Após jogar por quase 13 anos na Europa, o centroavante foi contratado em julho de 2019 e logo no seu início mostrou suas qualidades para a torcida alviverde: fazedor de gol, qualidade técnica e movimentações inteligentes.

Importante não só com a bola no pé, o atacante exerce outro papel fundamental no elenco palestrino: o de liderança. No primeiro jogo contra o River Plate, o camisa 10 era o jogador mais experiente da equipe em campo, 14 anos a mais que Danilo, o mais jovem palmeirense daquela partida. No geral, ele é o quarto jogador mais velho do time.

Após a vitória do Verdão por 3 a 0 contra os argentinos, no primeiro jogo da semifinal da Libertadores, Abel ressaltou a importância do atacante em campo.

“É preciso ter coragem, mas para ter coragem precisamos de alguns exemplos. Jogamos com uma mistura de juventude e experiência. É o que queremos. Luiz Adriano nos deu muita segurança e foi um treinador em campo”, falou o comandante alviverde.

Com três gols decisivos marcado nas últimas três partidas em que atuou, o atacante, a comissão técnica e também o Núcleo de Saúde e Performance do Palmeiras sabem que o atleta necessita de um cuidado especial para continuar jogando em alto nível. E é por isso que Abel Ferreira vem controlando seus minutos em campo.

A fim de comparação, nos últimos três jogos, Gabriel Menino esteve em campo por 215 minutos, contra 164 minutos de Luiz Adriano.

Sem ter um substituto que realiza as mesmas funções nas quatro linhas, a cautela em sua utilização se torna mais do que necessária para treinador.

Campeão da Libertadores em 2006 pelo Internacional, o atacante estará em campo nesta terça para ajudar o Verdão a chegar em sua quinta final da competição continental.