Palmeiras empata com Taubaté e fica em primeiro do grupo na Copinha

Fernando
Fabio Menotti/Ag. Palmeiras

Num gramado encharcado pelas chuvas que castigam todo o estado desde o sábado, o Palmeiras empatou com o Taubaté por 1 a 1 e garantiu a classificação em primeiro lugar no grupo 27 da Copa São Paulo. A definição do próximo adversário acontece amanhã, quando o grupo 28 vai conhecer seus classificados.

Wesley Carvalho escalou o time que vem considerando o titular na competição – a única mexida, por opção técnica, foi a entrada de Luan Cândido no lugar de Matheus Bahia. E os dois times tiveram muitos problemas com o gramado pesado, tanto nas disputas físicas, muito perigosas, quanto para jogar bola.

Apesar do Palmeiras estar jogando melhor, quem aproveitou primeiro uma brecha foi o time da casa: após falta da direita, Léo Passos afastou da área mas Elorhan pegou o rebote de fora e emendou; a bola desviou no meio do caminho e venceu Anderson. Foi o primeiro gol que o Palmeiras sofreu na competição – e obviamente a primeira vez que o time ficava atrás no placar – o que foi interessante para observar como os meninos se comportariam nessa situação.

Um minuto depois de sofrer o gol, o Palmeiras quase empatou, com Fernando, que recebeu na área e bateu forte – a bola explodiu na trave esquerda de Felipe. E o Palmeiras continuou em cima em busca do empate, mas o primeiro tempo acabou mesmo com a vitória parcial do time da casa.

Depois de mais de vinte minutos de atraso devido a mais uma queda de energia no vergonhoso estádio Joaquinzão, o jogo recomeçou e o Verdão veio com três mexidas – Alan entrou no lugar de José Aldo; Juninho, atacante, entrou no lugar do volante Matheus Neris; além da troca de Vitão, amarelado, por Pablo.

O jogo foi de um time só no segundo tempo. Aos 14 minutos, Diego, lateral do Taubaté, foi expulso por levar o segundo amarelo, após falta em Juninho. Mas as luzes se apagaram novamente, o que quebrou o ritmo do jogo.

Quase meia hora depois, os times voltaram ao jogo e de fato o ritmo foi quebrado. O Palmeiras perdeu totalmente a inteligência da partida e passou a jogar no desespero. Aos 32 minutos, chegou ao empate com Fernando, pegando de voleio depois de cruzamento da direita. Um gol achado.

Aos 42, Papagaio teve a chance clara do gol da vitória, ao recolher uma bola espirrada após pixotada da zaga, entrar na área livre, de frente para o gol, mas bater à direita de Felipe. O Taubaté, mesmo perdendo o primeiro lugar do grupo, estava adorando não perder do Palmeiras e fez cera até o apito final de Luiz Flávio de Oliveira.

O Palmeiras jogou com Anderson; Maílton, Vitão (Pablo), Iago (Gabriel Furtado) e Luan Cândido (Matheus Bahia); Matheus Neris (Juninho), Johnny e José Aldo (Alan); Yan (Papagaio), Léo Passos e Fernando.