Contra o Botafogo, Palmeiras bateu recorde de jogadores da base entre os titulares

base

Ao todo, foram oito jogadores vindos da base entre os onze iniciais

Desde o final da última temporada o Palmeiras vem quebrando recordes quanto à utilização dos jogadores oriundos da base no time principal. No último domingo, quando o Verdão enfrentou o Botafogo pela sexta rodada do Campeonato Paulista, uma nova marca foi batida: ao todo, oito pratas-da-casa foram titulares em Ribeirão Preto.

Garcia, Renan, Vanderlan, Fabinho, Esteves, Giovani, Rafael Elias e Wesley iniciaram o jogo no estádio Santa Cruz; além deles, ainda estavam no banco de reservas os goleiros Vinicius e Matheus e os atacantes Gabriel Silva e Newton (entraram no segundo tempo). No time titular, apenas Weverton, Kuscevic e Viña não eram jogadores formados pelo clube.

A última vez que o Palmeiras teve tantos atletas da base nos onze iniciais, antes desta safra que vem se destacando nos últimos anos, foi em 2000, no empate em 1 a 1 contra o Rio Branco, pelo Paulistão. Naquela ocasião, sete jogadores começaram jogando: Gilvan (goleiro), Rodrigo Taddei (volante), Thiago Matias (zagueiro), Ferrugem (volante), Paulo Assunção (volante), Léo Paulista (meia) e Juliano (atacante).

Com um trabalho que começou a ser reformulado em 2013, ainda na gestão Paulo Nobre, a ascensão da base palmeirense começou a dar frutos de forma consistente em 2020, quando 31 jovens foram convocados para uma partida; destes, 18 entraram em campo, com 13 estreias.

Abel avisa que continuará contando com a base

Devido ao calendário apertado que o Verdão está enfrentando, a utilização das novas promessas deve se manter neste estadual. Sem contar com muitos reforços, o técnico Abel Ferreira avisou, na última entrevista coletiva, que continuará apostando nos meninos.

“Nosso lema agora é fazer o melhor com o que temos. Nós estamos trabalhando com 15 jogadores da base. Vocês sabem que o futuro do clube é por aí e vamos continuar. Eles têm se portado bem. Foi uma aposta do passado e vai continuar sendo. Temos que olhar para baixo porque é aí que vamos buscar reforços”, disse.