Patrocínio do Palmeiras: quanto vale o uniforme e possíveis interessados

Reprodução/Leila Pereira

Acordo atual vai até o fim de 2024 e concorrência deve começar no segundo semestre

Em campo, Abel Ferreira e o elenco palmeirense continuam em busca de mais conquistas para o Verdão em 2024. Fora dele, porém, a chegada do segundo semestre traz também o início do planejamento para a próxima temporada. A principal questão deve rondar os acordos de patrocínio do clube. Quanto vale a camisa do Palmeiras atualmente?

O clube recebe o mesmo valor fixo desde 2019: R$ 81 milhões por ano da Crefisa e FAM, ambas empresas da atual presidente, Leila Pereira. Porém, sem nenhum tipo de ajuste previsto em contrato e apenas com pagamentos extras por metas atingidas (pode chegar a R$ 120 milhões/ano), o acordo começa a se mostrar insuficiente.

O que era o maior patrocínio do Brasil, quando foi assinado, acabou ficando defasado. Caso fosse corrigido pelo IGP-M, o valor a receber em 2023 teria sido de R$ 132,9 milhões. Quantia similar à recebida pelo SCCP, que terminou o ano com R$ 123 milhões em acordos comerciais.

No entanto, até estes valores já ficaram ultrapassados. As casas de apostas aumentaram muito os aportes feitos em patrocínios de times, especialmente os da Série A. Apenas no primeiro semestre de 2024, os acordos já fechados com 17 dos 20 times do Brasileirão se aproximaram de R$ 500 milhões por ano.

Devido ao patrocínio da Crefisa, o Palmeiras ficou de fora desta festa. Fatura apenas R$ 18,5 milhões, com patrocínio da Esportes da Sorte ao time feminino. A plataforma é uma das cotadas para entrar na disputa pela camisa palmeirense, ao lado também da Pixbet.

A Série B tem cenário bem parecido. Todas as 20 equipes contam com patrocínio de algum site, sendo o principal patrocinador em 15 delas. Inclusive, dois acordos recentes também envolveram plataformas de jogos. A casa de apostas KTO passou a estampar a omoplata da Chapecoense, enquanto a Dafabet fechou com o Guarani.

O cenário é tal que a diretoria palmeirense já admite uma possível mudança, ainda que não seja tratada como certeza. O objetivo é se aproximar dos valores recebidos pelos rivais, negociando mais propriedades no uniforme. Há até mesmo a expectativa que Crefisa/FAM continuem na camisa, abrindo mão apenas da exclusividade no manto alviverde.

O maior valor recebido no momento por um clube brasileiro cabe ao Flamengo: R$ 105 milhões apenas com o patrocínio master, da Pixbet. No total, a camisa rubro-negra supera os R$ 240 milhões na soma de todos os valores recebidos. Com o Verdão rivalizando o time em conquistas nos últimos cinco anos, é justo que os valores sejam mais próximos do que o são no momento.

Top 5 patrocínios master do Brasil em 2024

  1. Flamengo: Pixbet (R$ 105 milhões)
  2. Palmeiras: Crefisa (R$ 81 milhões — uniforme completo)
  3. Vasco: Betfair (R$ 70 milhões)
  4. São Paulo: Superbet (R$ 52 milhões)
  5. Fluminense: Superbet (R$ 52 milhões)