Raphael Veiga entra no top-10 de artilheiros no século

Raphael Veiga, do Palmeiras, em partida contra o Bahia no Allianz Parque
Cesar Greco

Com o gol do último domingo, Veiga chegou também ao posto de vice-artilheiro do elenco atual

O gol de Raphael Veiga aos 33 minutos do segundo tempo na vitória do Palmeiras sobre o Bahia por 3 a 2, além de ter sido importante para manter o Verdão vivo na partida, fez também com que o meia entrasse em uma importante relação do clube.

“Eu sei que a batida do Scarpa é fechada e rápida, por treinar muito com ele. Consegui tomar a frente do marcador, fiz o movimento, a bola resvalou e estou muito feliz pelo gol”, disse à TV Palmeiras/FAM.

Esta foi a 32ª vez que o camisa 23 foi às redes adversárias pelo Verdão e, com isso, Veiga entrou no top-10 dos maiores artilheiros do século XXI. O meio-campista ocupa a décima posição ao lado de Pedrinho, aniversariante do dia (44 anos) que atuou no clube entre os anos de 2001 a 2005.

Completam o ranking: Edmundo (35 gols), Borja (36 gols), Alex Mineiro (37 gols), Diego Souza (38 gols), Kleber (39 gols), Valdivia (41 gols), Vágner Love (54 gols), Willian (64 gols) e Dudu (70 gols).

Peça fundamental da equipe desde a chegada de Abel Ferreira, o meia começou a última partida no banco de reservas e entrou aos 10 minutos do segundo tempo. Na coletiva pós-jogo, o comandante explicou o porquê desta escolha: “É complicado manter a equipe na máxima potência física quando se tem esta quantidade de jogos [no Brasil], por isso deixei o Veiga de fora, apesar de estar vindo bem”.

Gol isola Raphael Veiga na vice-artilharia geral do atual elenco

Contratado como revelação do Coritiba no final de 2016, Veiga, que semana passada renovou seu contrato até 2024, demorou para se firmar no clube. Após uma temporada abaixo do esperado em 2017, passou o ano seguinte inteiro emprestado ao Athletico-PR. De volta ao clube em 2019, o camisa 23 foi frequentemente utilizado por Felipão, até como titular, mas ainda não caiu totalmente nas graças da torcida.

Com a chegada de Abel Ferreira, após a transição feita por Andrey Cebola, o meia engrenou e, entre o final de outubro e o começo de novembro do ano passado, marcou sete gols em oito partidas. A fase goleadora continuou e, atualmente, o jogador é o artilheiro do elenco desde a chegada da atual comissão técnica, com 17 tentos.

Além disso, os 32 gols registrados por Raphael Veiga em 131 partidas o deixam em segundo lugar no ranking dos maiores artilheiros do atual elenco.