Retrospecto positivo fora de casa em 2021 é trunfo do Verdão

SCCP x Palmeiras
Cesar Greco

No Morumbi, retrospecto recente do Palmeiras também é muito bom: não perde desde 2017

O Palmeiras ficou no empate em 0 a 0 contra a equipe do SPFC na noite de ontem e, para conseguir conquistar mais um troféu no ano, precisará vencer o rival atuando no Morumbi.

Apesar do jogo decisivo ser na casa do adversário, atuar fora de seus domínios não tem sido um problema para o Verdão em 2021. Desde a virada do ano passado para este, que englobou jogos do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores e, agora, do Paulistão, a equipe comandada por Abel Ferreira vem tendo um bom desempenho quando joga longe de sua casa.

Ao todo, nos 20 jogos que não fez em seu estádio, o Palmeiras obteve 12 vitórias, quatro empates e foi derrotado apenas quatro vezes. Dentre os 12 triunfos, há alguns jogos marcantes, como o 3 a 0 no River Plate em Avelleneda; o 1 a 0 sobre o Grêmio na final da Copa do Brasil 2020, em Porto Alegre; e os 2 a 0 em cima do SCCP na semifinal do Paulista 2021, em pleno Itaquerão.

Além disso, desde quando venceu o Santo André, por 1 a 0, no dia 02 de maio, o Verdão engatou uma sequência de cinco vitórias seguidas fora de casa.

Retrospecto recente no Morumbi também é bastante positivo

Retrospecto recente do Palmeiras no Morumbi é positivoOutro fator extracampo que é positivo para o Palmeiras na decisão deste domingo é o fato do clube não saber o que é perder para o SPFC, atuando no Morumbi, há quase quatro anos. O último revés para o rival em seu estádio aconteceu no dia 27 de maio de 2017 – derrota por 2 a 0.

De lá pra cá, as equipes se enfrentaram por quatro oportunidades no Morumbi, com uma vitória alviverde e três empates. Em 2019, houve um clássico com mando do SPFC que teve o Pacaembu como palco – nesta ocasião, o Palmeiras saiu vencedor por 2 a 0.

O Verdão ainda fez mais um jogo no Morumbi em 2020, quando mandou uma partida contra o Santos pelo Brasileirão, e venceu por 2 a 1.

Valendo o título do Campeonato Paulista de 2021, Palmeiras e SPFC se enfrentam neste domingo, no Morumbi, às 16h. Em caso de um novo empate, o título será definido nas cobranças de pênaltis.