Depois de longo tempo, Abel Ferreira terá semanas livres seguidas

Grupo se reúne no gramado da Academia de Futebol do Palmeiras
Cesar Greco

Em um primeiro momento, prioridade no clube é recuperar os atletas

Nos próximos dias, Abel Ferreira experimentará algo diferente do que tem vivido desde que chegou ao Palmeiras: duas semanas livres e praticamente todo o elenco à disposição para preparar e descansar a equipe. Nos próximos 14 dias, o Verdão só entrará em campo nos finais de semana, contra o SPFC (31, sábado) e Fortaleza (8, domingo). Isso só será possível porque o Palmeiras foi eliminado da Copa do Brasil pelo CRB, ainda na terceira fase da competição.

Entre os meses de março e abril, o clube chegou a ter uma folga no calendário, mas a situação era diferente. Na ocasião, o campeonato Paulista havia sido paralisado devido à piora da pandemia no Estado e, além disso, parte do elenco – e o próprio Abel Ferreira – estavam em recesso.

Hoje, ainda que Gabriel Menino esteja disputando a Olimpíada, que alguns jogadores estejam em transição física após passagens pelo DM, casos de Rony e Luan, e ainda haja atletas tratando de lesões, como Luiz Adriano e Luan Silva, o restante do grupo está disponível para o comandante.

Na última quinta-feira, o Palmeiras completou um ano de seu retorno aos gramados após a primeira paralisação do futebol por conta da pandemia da Covid-19. Neste período, o alviverde entrou em campo nada menos que 106 vezes – média de um jogo a cada 3,4 dias.

A maratona de jogos cobrou seu preço. O elenco sofreu com diversas lesões. Nas 13 primeiras rodadas da atual edição do Brasileirão, a equipe precisou superar uma média de três desfalques por partida por conta de jogadores machucados. Os meias Raphael Veiga e Gustavo Scarpa, que são destaques no campeonato Nacional, foram constantemente substituídos nos jogos para não sofrerem algum prejuízo físico. Diante do Fluminense, o camisa 23 chegou a seu 20º jogo seguido.

Já na temporada passada, o clube não pôde contar com a presença de Gabriel Veron no Mundial de Clubes e viu Zé Rafael jogar no sacrifício por conta de uma lesão no tornozelo; o camisa 8 revelou em algumas entrevistas recentes que ainda precisa de cuidados especiais antes dos jogos por conta desta lesão.

Para o Palmeiras, a prioridade no momento é descansar e recuperar os atletas

Na entrevista coletiva após o triunfo sobre o Fluminense, o auxiliar João Martins foi questionado sobre quais seriam os objetivos da comissão técnica durante estas duas semanas e afirmou que a prioridade no momento é descansar e recuperar os jogadores.

“Antes de tudo vamos descansar e recuperar os jogadores. Mais do que treinar, é preciso colocá-los em ótimas condições, porque muitos deles vêm com problemas. Quem está em processo de transição [Rony e Luan], já está em fase final. Vamos fazer de tudo para contar com todos na próxima semana”, explicou.