STJD pune Abel Ferreira e João Martins por final da Supercopa

João Martins, auxiliar técnico do Palmeiras, foi punido pelo STJD
Cesar Greco

Além da punição aos treinadores palmeirenses, os dois clubes foram punidos por confusão no túnel de acesso aos vestiários

A Quinta Comissão Disciplinar do STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) puniu na manhã de hoje, por unanimidade dos votos de seus auditores, o treinador palmeirense Abel Ferreira e seu auxiliar, João Martins, por uma partida devido às denúncias do árbitro Leandro Vuaden na súmula da final da Supercopa do Brasil. Os dois foram denunciados no artigo 258 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que previa pena de 1 a 6 jogos.

À decisão cabe recurso, que poderá ser levada para o Pleno, última instância do Tribunal. Caso o clube não consiga sucesso, os dois estarão fora da estreia do Palmeiras no Brasileirão – por uma enorme coincidência, exatamente diante do Flamengo.

Presente virtualmente à sessão, Abel Ferreira explicou o acontecido e, mais uma vez, desmentiu o que foi escrito por Leandro Vuaden, árbitro daquela partida, na súmula.

“Aos 9 minutos o senhor árbitro marcou a primeira falta e mostrou o amarelo para o Felipe Melo. Aos 10 minutos ele marcou outra falta e deu amarelo ao meu jogador. Aos 36 minutos há uma falta clara no Breno e recebo o primeiro amarelo. Disse e reclamei que era para amarelo. Protestei dizendo isso”, defendeu-se Abel.

“O fiscal de linha chamou o árbitro e recebi o primeiro amarelo. Passados dois minutos eu falei: ‘Estão presentes nessa final as duas melhores equipes e essa final merecia ter o melhor árbitro brasileiro’. O árbitro estava na área do Flamengo e vem me dar o vermelho. Quem chamou o árbitro foi o quarto árbitro. Foi o meu desabafo e em momento algum eu usei palavras de desrespeito”, concluiu o treinador. Não adiantou nada; tanto Abel quanto João Martins não poderão orientar o time na partida contra o Flamengo.

Auditores do STJD punem os dois clubes por confusão no túnel

O Palmeiras também foi punido pelo STJD por conta de um tumulto que ocorreu no túnel de acesso aos vestiários do estádio Mané Garrincha, durante a partida.  Pela discussão envolvendo atletas, diretores e membros das comissões técnicas, os dois clubes foram enquadrados no artigo 257 do CBJD e foram multado em 5 mil reais, cada um.