Vencedor do clássico, Scolari fala sobre triunfo em entrevista pós-jogo

O Palmeiras celebra não apenas a vitória no clássico, mas sua classificação à próxima fase do estadual, trazendo, inclusive na opinião de Luiz Felipe Scolari, mais tranquilidade para planejar as próximas partidas. Veja, a seguir, outros pontos que o treinador abordou em sua entrevista pós-jogo.

Brilho de Carlos Eduardo

A entrada do atacante Carlos Eduardo no lugar de Borja, logo após o intervalo, foi um dos fatores determinantes para a vitória, devido à movimentação do jogador e, evidentemente, o belíssimo gol anotado por ele. Para Felipão, a razão da evolução está no entrosamento com a equipe e na dedicação do atleta nos treinamentos.

“É um atleta que vem trabalhando, vem conhecendo os companheiros nos jogos e treinos. As qualidades do Carlos são a velocidade e o drible, então precisamos fazer com que os atletas entendam isso, e que o próprio Carlos entenda que chegou aqui por ter velocidade, driblar e chutar muito bem”, explicou o treinador, ressaltando que o jogador ainda tem pouco tempo de clube.

Ajustes táticos realizados no intervalo

Um detalhe marcante dos 90 minutos no Pacaembu foi a distinção entre o primeiro e o segundo tempo do Palmeiras. Quanto a isso, Felipão explicou que a estratégia proposta não vinha sendo bem executada e a solução encontrada foi a velocidade.

“A única coisa que a gente tentou corrigir no vestiário foi a transição com Dudu e Scarpa nas pontas, coisa que no primeiro tempo não conseguimos por conta da saída lenta. No segundo tempo, com a velocidade, abre-se um clarão para trabalhar a bola. Foi o que aconteceu.”

Desfalques na defesa e retorno de Juninho à equipe

Em meio às convocações de Weverton e Gustavo Gómez para suas respectivas seleções, além da suspensão de Antônio Carlos (recebeu o terceiro cartão amarelo) e as ausências de Luan e o jovem Vitão, ambos em recuperação física, Felipão vê dificuldades em montar o sistema defensivo.

Tendo apenas Edu Dracena à disposição entre os inscritos no estadual, a tendência, segundo o técnico, é a opção pelo improviso — provavelmente com Thiago Santos. Em face disso, o comandante confirmou que inscreverá o zagueiro Juninho assim que possível.

“Venho adiantar a vocês que vou inscrevê-lo depois do jogo contra a Ponte Preta. Estou gostando muito dos treinamentos e da forma como ele se comporta e, independentemente do que uma ou outra pessoa que pode não gostar, é um jogador que tem se dedicado e precisamos de um zagueiro de pé esquerdo.”

Venda de Luan Cândido ao futebol alemão

A transação que resultou na ida do lateral esquerdo Luan Cândido, de 18 anos, ao RB Leipzig, da Alemanha, foi um dos assuntos mais debatidos na semana. Questionado a respeito, Scolari vê a operação de forma positiva, enaltecendo, também, o trabalho liderado pelo diretor de futebol Alexandre Mattos.

“Eu acho que foi uma venda maravilhosa. Qualquer clube do Brasil venderia um lateral à Europa por 10 milhões de euros, mesmo titular, e nós vendemos um menino dos juniores por esse valor”, disse Felipão.

“O Palmeiras vende um garoto de 18 anos por esse valor, fica com uma boa porcentagem para a próxima venda e segura os seus principais jogadores. Foi uma venda espetacular”, enfatizou.

Abaixo, a entrevista completa em mais um trabalho da TV Palmeiras/FAM: