Mais recordes: vitória contra a Universidad Católica registra marcas coletivas e individuais

Weverton igualou recorde de Marcos na vitória do Palmeiras sobre a Universidad Católica
Cesar Greco

Abel chega à maior sequência de vitórias; Weverton iguala recorde de Marcos e Palmeiras avança pela quarta vez seguida às quartas-de-final da Libertadores

O Palmeiras venceu, na noite de ontem, a Universidad Católica por 1 a 0 e avançou para as quartas-de-final da Copa Libertadores. Além da classificação, o triunfo fez com que o Verdão atingisse mais um feito em sua História: foi a primeira vez que o clube chegou a esta fase por quatro anos seguidos. Entre os clubes brasileiros, apenas o Grêmio já havia alcançado esta marca.

A sequência começou em 2018, quando a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari parou nas semifinais para o Boca Juniors; no ano seguinte, a equipe caiu nas quartas para o Grêmio e, na temporada passada, passou por todos os adversários até conquistar o título.

Desde que as fases eliminatórias foram implementadas na Libertadores (em 1989), o Palmeiras chegou às quartas-de-final em nove oportunidades (1995, 1999, 2000, 2001, 2009, 2018, 2019,2020 e 2021) e teve sucesso em cinco delas.

O adversário do Verdão será o SPFC, que venceu o Racing. As duas equipes já se encontraram em três edições da competição e o retrospecto não é favorável ao alviverde. Os duelos acontecerão nas semanas dos dias 10 e 17 de agosto; por ter uma melhor campanha, o Palmeiras fará o jogo decisivo no Allianz Parque.

Outra marca conquistada diante da Universidad Católica foi o fato de a equipe chegar à oitava vitória consecutiva, número que representa a maior série positiva da equipe sob o comando de Abel Ferreira.

A última vez que o Palmeiras ganhou oito jogos seguidos foi entre outubro e novembro do ano passado. Na ocasião, a equipe foi comandada por Andrey Lopes, por quatro jogos, e depois por Abel, em mais quatro partidas.

Weverton iguala recorde de Marcos

Além dos triunfos coletivos, a vitória sobre os chilenos registrou também um recorde individual para o goleiro Weverton. O camisa 21 igualou o recorde de Marcos como o jogador com mais triunfos pelo clube na Libertadores: 27 vitórias.

Após o jogo, o Santo parabenizou o atual arqueiro palmeirense pela conquista: “Parabéns ‘Paredão’ pelos números alcançados. Que sua história com a nossa camisa seja cada vez mais monstruosa. Você feliz, eu feliz, torcida feliz e Verdão nas paradas de sucesso sempre”, escreveu o ídolo em uma foto postada pelo camisa 21 no Instagram.

 Contratado pelo Verdão em 2018, Weverton ostenta outros números expressivos com a camisa alviverde:

  • 3º goleiro com menor média de gols sofridos: 0,66 gol por partida (119 gols em 181 jogos)
  • 10º goleiro que mais jogou pelo Palmeiras em toda a História: 181
  • 10º goleiro que mais venceu pelo Verdão: 101
  • Recordista do século de jogos sem sofrer gol na mesma temporada: 35 (2020)